Como sair de uma crise do nervo ciático?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Geralmente, o tratamento é conservador, ou seja, não-cirúrgico, sendo feito por meio do uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias. Faça o uso apenas com prescrição médica. Não se automedique. A fisioterapia também tem um papel importante no tratamento da dor no nervo ciático.

O tratamento normalmente consiste em: acompanhamento com fisioterapeuta, massagem, exercícios de fortalecimento e alívio dos sintomas na região. Somente em casos específicos é indicada a cirurgia, porque, em mais de 90% das condições, a dor diminui ou cessa com 6 semanas de tratamento.

Ainda, é eficiente para o alívio da dor a realização de compressas mornas no local afetado, o uso de pomadas e repouso em posições que relaxem o nervo, como a posição fetal. Também pode ser realizado tratamento com fisioterapia e acupuntura.

A inflamação do nervo ciático, comumente conhecida como ciática, é uma condição dolorosa que pode durar de algumas semanas a alguns meses.

Alongamentos e massagens. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes.

Entre os vilões que prejudicam o nervo ciático estão o excesso de peso e a obesidade. Ficar sentado por muitas horas de forma incorreta também prejudica o alinhamento da coluna vertebral e pode causar dores na região lombar.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Se acompanhada de perda de sensibilidade ou movimento, pode sinalizar uma lesão grave. Em situações extremas, os danos ao nervo ciático podem ser irreversíveis.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

Para aliviar a dor no nervo ciático em 3 minutos o paciente pode fazer uma massagem local, alongamento/exercício e auto-liberação, uma técnica que afrouxa a tensão dos músculos.

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).

O tratamento natural para dor no nervo ciático envolve ações simples, como aplicar compressas de gelo no local de dor e diminuir a carga de exercícios físicos, mas que não costumam resolver o problema, apenas amenizar o quadro.

Exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, podem ser úteis na avaliação da coluna vertebral e ajudar a identificar o que comprime o nervo. Se a coluna estiver saudável e inalterada, a causa deve ser apenas músculos ou fáscia para facilitar o tratamento.

Dor no nervo ciático tem cura!
Dor ciática tem cura, mas o importante é que o caminho certo seja trilhado.

Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren. Se estes princípios ativos não reduzem a dor, o médico pode fazer as infiltrações de cortisona. Esses tratamentos proporcionam alívio temporário, mas NÃO ELIMINAM a causa do problema.