Quem tem problema no nervo ciático pode subir escada?

Perguntado por: avilela6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quando a crise é muito intensa, é possível ainda que a pessoa sinta dificuldades para movimentar os membros afetados, para se levantar ou andar. “Subir e descer escadas também pode ser bem doloroso. Mas, a intensidade dos sintomas depende do local de compressão do nervo ciático”, comenta a especialista.

Fraqueza muscular: essa dor também pode causar fraqueza muscular na perna afetada. Isso pode dificultar a realização de atividades que exigem força, como subir escadas. Dificuldade de movimento: a dor ciática pode tornar difícil a realização de movimentos simples, como ficar em pé ou sentar-se.

Entre os vilões que prejudicam o nervo ciático estão o excesso de peso e a obesidade. Ficar sentado por muitas horas de forma incorreta também prejudica o alinhamento da coluna vertebral e pode causar dores na região lombar.

A obesidade e o sedentarismo podem piorar o quadro", afirma o Dr. Mário Ferretti Filho, ortopedista e gerente médico do Programa de Ortopedia e Traumatologia do Einstein. "O ciático é o maior nervo do corpo humano, é a junção de todas as raízes nervosas do plexo lombar.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

Subir escadas é sempre melhor que descer. Subir aumenta a frequência cardíaca, enquanto a descida pode impactar mais as articulações e, em termo de gasto calórico, representa apenas 30% do esforço obtido na subida.

O tratamento mais comum é conservador e varia de acordo com a causa, os sintomas apresentados e a intensidade da dor. O repouso relativo é geralmente indicado. “A pessoa pode se movimentar, ir trabalhar, mas deve evitar carregar peso, fazer muito esforço ou ficar muito tempo sentado”, indica Dr. Mario.

Se acompanhada de perda de sensibilidade ou movimento, pode sinalizar uma lesão grave. Em situações extremas, os danos ao nervo ciático podem ser irreversíveis.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana.

No entanto, em geral, a crise aguda leva até seis semanas para se curar completamente.

Em casos de lesões severas ou compressão prolongada, o nervo ciático pode causar paralisia temporária nas pernas. Esta paralisia geralmente se manifesta como uma incapacidade de mover ou sentir uma parte da perna ou do pé. O grau de paralisia depende da extensão e localização do dano ao nervo.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.