Faz bem chorar todo dia?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 14 votos

Chorar faz muito bem para saúde mental. Pode ser tanto uma forma de expressão de tristeza quanto de liberação de sentimentos engarrafados. Através do choro, liberamos a tensão acumulada e diminuímos dores emocionais. As lágrimas também lubrificam as pálpebras e os olhos, prevenindo a desidratação das mucosas oculares.

Por que chorar faz bem para a saúde? Do ponto de vista emocional, o choro é entendido como um mecanismo de descompressão que nos permite aliviar o estresse e a dor. E essa válvula de escape é uma ferramenta importante tanto para a nossa saúde física quanto mental.

Como no caso de episódios excessivos de ansiedade e depressão, que são distúrbios psicológicos que podem levar a crises intensas de choro. Essa abundância, inclusive, pode levar à dor de cabeça pela desidratação, já que ao chorar muito, grandes quantidades de água são perdidas, geralmente, sem uma reposição efetiva.

Uma pesquisa importante conduzida nos anos 80 apontou que as mulheres choram umas cinco vezes ao mês enquanto os homens, em média, uma vez ao mês.

Chorar faz bem, sim! O choro atua como uma forma de liberar os sentimentos, tensão e dores emocionais acumulados. Porém, há um limite para saber quando a crise de choro é saudável ou não. Chorar mais do que o habitual, principalmente quando não há um motivo específico, é sinal de que algo não vai bem.

Segurar o choro prolonga o sofrimento
Tirar a oportunidade de choro contribui negativamente para a cristalização de emoções que ficam reprimidas na psique e podem pedir contas ao longo da existência. Engolir o choro durante o luto, por exemplo, pode protelar o sofrimento do luto.

Porque a oxitocina e as endorfinas liberadas contribuem, por sua vez, para melhorar o nosso humor. Os seus efeitos relaxantes, o seu impacto positivo no humor e o alívio da dor podem ajudar as pessoas a dormirem melhor e adormecerem com mais facilidade.

Pedir para uma criança engolir o choro pode ter consequências negativas em seu desenvolvimento emocional e psicológico. O choro é uma forma de comunicação dos bebês e crianças pequenas, sendo uma manifestação natural de suas necessidades e emoções.

É um reflexo psicogênico resultante da interação entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoções internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberação de neurotransmissores e hormônios.

O ato de chorar, em si, queima poucas calorias. Em situação normal, os músculos cardíacos queimam 8 ,5 calorias por hora, mas esse número é elevado em situações de stress.

Perdas. Todos nós temos de lidar com perdas em algum momento da vida, uma vez que somos seres humanos e sentimos emoções e ligações com coisas e pessoas.