Quem está com sinusite pode tomar gelado?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Quem tem sinusite pode tomar água gelada? As temperaturas baixas são uma das causas da sinusite, tendo isso em vista, não é recomendado ingerir água gelada, bem como outros alimentos congelados, como sorvetes, picolés e milkshake.

Normalmente, os produtos lácteos engrossam o muco e por isso ele leva mais tempo para sair, causando congestão aguda. O leite integral, além de engrossar o muco, também acelera sua produção. O mesmo acontece com o sorvete, que contém caseína, resultando em congestão nasal.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

“Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal. O tempo seco desidrata a mucosa, desencadeando um processo inflamatório, que pode virar uma rinossinusite.

A sinusite é uma inflamação ou infecção dos seios paranasais, cavidades localizadas ao redor do nariz e que auxiliam na umidificação e filtragem do ar que respiramos. Geralmente, é causada por vírus, bactérias ou fungos, e pode ser classificada em aguda, subaguda, crônica ou recorrente.

7 medidas contra a sinusite: truque no banho quente e outros que aliviam muito

  1. Banho quente. ...
  2. Infusões. ...
  3. Compressas quentes. ...
  4. Dormir com a cabeça elevada. ...
  5. Massagem facial. ...
  6. Lavagem nasal. ...
  7. Beber muito líquido.

Analgésicos

  • dipirona.
  • paracetamol.

Frutas cítricas e brócolis ajudam a amenizar sintomas de sinusite.

Laranja e urtiga
Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga.

Antibióticos podem ser interrompidos até uma avaliação do tratamento sintomático, cuja duração depende da gravidade e momento dos sintomas. O antibiótico de primeira linha é amoxicilina/clavulanato, com doxiciclina ou fluoroquinolonas respiratórias como alternativas.

Por isso, uma forma de tratamento que visa amenizar o desconforto é o uso de compressas quentes no nariz, nos olhos e na testa. O aumento da temperatura nessas regiões vai tornar as secreções mais fluidas, ajudando em sua eliminação e reduzindo a dor.

Em geral, a sinusite aguda dura de 7 a 10 dias, mas em alguns casos pode persistir por mais tempo, especialmente se não for tratada adequadamente. Em alguns casos raros, a sinusite aguda pode durar semanas ou até meses, o que é considerado um caso de sinusite crônica.

Intensifica e problemas respiratórios
Caso você seja diagnosticado com alergias respiratórias como rinite ou sinusite, o ventilador pode ser um vilão.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Contudo, sob prescrição médica, remédios como amoxicilina/clavulanato e azitromicina são fortes aliados na luta contra a sinusite intensa.