Como diferenciar gripe de coronavírus?

Perguntado por: acarvalho2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 6 votos

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

2- Como diferenciar um caso de Covid-19 e um de gripe? Não é possível fazer a diferenciação entre Covid-19 e influenza apenas pela avaliação clínica porque os sintomas e sinais das duas doenças são inespecíficos.

“Para a Covid-19, não temos tratamento precoce. Não existe na literatura nenhum tratamento que tenha sido efetivo e melhore a evolução. Para a influenza, já existe medicação cujo tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, se não conseguirmos fazer a diferenciação entre os casos graves das duas doenças.

A maioria dos casos graves apresenta uma tosse seca e persistente, mas o paciente também pode ter uma tosse leve acompanhada de irritação na garganta, igual a um resfriado”, afirma.

Estes incluem: febre, mal-estar geral, dor de garganta, coriza e dor de cabeça. A duração da infecção por H3N2 varia de pessoa para pessoa, a depender dos sintomas e da resposta do sistema imunológico do paciente, podendo ser de alguns dias a duas semanas.

A melhor maneira de não ficar em dúvida em relação aos sintomas é realizando um teste para identificar a presença de antígenos da Influenza (proteínas do vírus), que são detectáveis nos primeiros 7 dias após o início dos sintomas.

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

A piora da falta de ar e o cansaço excessivo são sintomas clássicos de que a gripe está se agravando para o início de uma pneumonia. A cor do catarro também é importante para a identificação da doença. Inicialmente o catarro branco não indica maiores implicações, pois resulta de um processo inflamatório inespecífico.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

Dias 1, 2 e 3: a incubação
As milhares de cópias que são liberadas de cada célula invadida avançam cada vez mais no organismo — se elas iniciam os trabalhos na superfície do rosto, logo estão dentro do nariz, descem para a garganta e eventualmente podem chegar até os pulmões.