O que é a doença chamada gonorreia?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto ou da garganta ou das membranas que cobrem a parte frontal do olho (conjuntiva e córnea).

A gonorreia é causada por duas bactérias denominadas Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, que são transmitidas de um paciente infectado ao outro por meio do contato sexual desprotegido.

ardência ao urinar; dispareunia (dor durante relação sexual); corrimento amarelo-esverdeado na região genital; uretrite aguda (mais comum em homens);

Já no caso dos homens os sintomas são pouco diferentes:

  • Ardência ao urinar e ao ejacular. ...
  • Corrimento leitoso, amarelo ou esverdeado pelo pênis.
  • Infecção no testículo. ...
  • E se for homem que faz sexo com outros homens, também pode haver corrimento anal, dor e prisão de ventre.

A Neisseria gonorrhoeae pode entrar no organismo pela boca, ânus ou vagina. No entanto, a forma mais comum de contágio é pelo ato sexual. Mais raramente pode acontecer pelo parto (a mãe contamina o bebê, sobretudo com a forma ocular da gonorreia – conjuntivite gonocócica.

Perguntas frequentes sobre gonorreia
Embora os sintomas comecem a regredir poucos dias após o início do tratamento, pode levar de 10 a 14 dias para que desapareçam completamente.

O Ministério da Saúde recomenda tratar simultaneamente Gonorreia e clamídia, com Ciprofloxacino, 500 mg, dose única, VO, mais Azitromicina, 1 g, dose única, VO, ou Doxiciclina, 100 mg, de 12/12 horas, por 7 dias.

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que afeta pessoas de todos os gêneros. Ela é transmitida através do contato sexual por uma bactéria e, por isso, requer tratamento com antibióticos. A depender do local da infecção, pode ter sintomas como dor e ardência.

Não tratada, a gonorreia pode atingir outros órgãos. No homem, a infecção alcança o testículo e o epidídimo e pode causar infertilidade.

GENEBRA — Sífilis, gonorreia e clamídia são doenças sexualmente transmissíveis provocadas por bactérias, geralmente tratadas com antibióticos. Porém, por causa do uso errado ou em excesso dessas drogas, os micróbios estão criando resistência aos medicamentos e reduzindo as opções de tratamento.

A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente, as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva.

O tratamento da gonorreia é simples, feito da mesma maneira para homens e mulheres. Atualmente indica-se o tratamento com dose única de antibiótico. O tratamento para as formas não complicadas é habitualmente feito com Ceftriaxona intramuscular na dose de 250 mg. Esse esquema tem taxa de cura de 99%.

Na gonorreia, dose única de 3 g. Administrar amoxicilina na dose de 750 mg a 1 g duas vezes ao dia em combinação com um inibidor da bomba de prótons (por exemplo omeprazol, lanzoprazol) e outro antibiótico (por exemplo, claritromicina, metronidazol) por 7 dias.

Surgem os primeiros sinais claros: ardência ao urinar e uma insistente secreção amarelada, com cheiro forte, saindo do pênis.

A gonorreia é a segunda infecção bacteriana sexualmente transmissível mais prevalente em todo o mundo, com uma estimativa de 82 milhões de novos casos globalmente a cada ano. Atualmente, não há vacina para prevenir a infecção e a resistência da bactéria Neisseria gonorrhoeae aos antibióticos está aumentando.