Tem teste rápido para gonorreia?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

É um exame rápido — em 15 minutos, está pronto o resultado — barato e indolor, mas importantíssimo para definir o agente etiológico da doença.

O Ministério da Saúde disponibiliza testagem e tratamento para as principais ISTs nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O mais indicado é o check-up geral de IST. Isso porque a gonorreia causa lesões que podem facilitar entrada para outras ISTs. Além disso, alguns dos sintomas são compartilhados com outros tipos de infecções e, portanto, é uma forma importante de tirar a dúvida.

A Rede Nacional de Laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS), distribuída em todo o Brasil, passou a ofertar testes para detecção de clamídia e da bactéria causadora da gonorreia.

Em 6x de R$168,84 no Cartão.

A uretrite gonocócica é frequentemente assintomática em mulheres e assintomática em menos de 10% dos casos na população masculina. Para os homens sintomáticos, observa-se corrimento uretral mucopurulento ou purulento em 80% e disúria em 50% dos casos.

Clínico (principais sintomas): Entre dois e oito dias após relação sexual desprotegida, a pessoa passa a sentir ardência e dificuldade para urinar. Às vezes, pode-se notar um corrimento amarelado ou esverdeado – até mesmo com sangue – que sai pelo canal da urina, no homem, e pela vagina, na mulher.

O Ministério da Saúde recomenda tratar simultaneamente Gonorreia e clamídia, com Ciprofloxacino, 500 mg, dose única, VO, mais Azitromicina, 1 g, dose única, VO, ou Doxiciclina, 100 mg, de 12/12 horas, por 7 dias.

O dispositivo de teste rápido para clamídia (swab/urina) é um teste rápido para detectar qualitativamente o antígeno da Clamídia nas amostras de swab cervical feminino, swab uretral masculino e urina masculina, fornecendo resultados em 10 minutos.

Felizmente, a gonorreia tem cura! Por ser uma doença bacteriana, a infecção é tratada através do uso de antibióticos, que também vão eliminar a bactéria do organismo dentro de três a quatro dias, se o tratamento for realizado corretamente.