Qual exame detecta gonorreia no homem?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O exame microscópico, cultura ou testes de DNA de uma amostra da secreção vaginal ou peniana ou testes de DNA da urina podem detectar a infecção. Antibióticos podem curar a infecção, mas resistência aos antibióticos usados para tratar a gonorreia está se tornando cada vez mais comum.

O método mais simples para diagnóstico de gonorreia é o exame microscópico de uma secreção com a coloração de Gram. A observação de bactérias características confirma a infecção.

O teste realizado na urina apresenta a mesma sensibilidade do raspado uretral. - O exame pode ser realizado em material colhido no Fleury ou pelo médico solicitante. Colher com swab estéril e enviar o swab em frasco seco estéril, refrigerado, até 7 dias após a coleta.

O exame microscópico, cultura, ou testes de DNA de uma amostra da secreção ou testes de DNA da urina podem detectar a infecção.

É um exame rápido — em 15 minutos, está pronto o resultado — barato e indolor, mas importantíssimo para definir o agente etiológico da doença.

A uretrite gonocócica é frequentemente assintomática em mulheres e assintomática em menos de 10% dos casos na população masculina. Para os homens sintomáticos, observa-se corrimento uretral mucopurulento ou purulento em 80% e disúria em 50% dos casos.

Felizmente, a gonorreia tem cura! Por ser uma doença bacteriana, a infecção é tratada através do uso de antibióticos, que também vão eliminar a bactéria do organismo dentro de três a quatro dias, se o tratamento for realizado corretamente.

O Ministério da Saúde recomenda tratar simultaneamente Gonorreia e clamídia, com Ciprofloxacino, 500 mg, dose única, VO, mais Azitromicina, 1 g, dose única, VO, ou Doxiciclina, 100 mg, de 12/12 horas, por 7 dias.

O Ministério da Saúde disponibiliza testagem e tratamento para as principais ISTs nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Os testes rápidos para DST são indicados para o diagnóstico do HIV/Aids, hepatite C e sífilis. São realizados a partir de uma amostra de saliva ou gota de sangue. O resultado do teste rápido para DST sai em cerca de 30 minutos.

Já no caso dos homens os sintomas são pouco diferentes:

  • Ardência ao urinar e ao ejacular. ...
  • Corrimento leitoso, amarelo ou esverdeado pelo pênis.
  • Infecção no testículo. ...
  • E se for homem que faz sexo com outros homens, também pode haver corrimento anal, dor e prisão de ventre.

VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.

- A análise pode ser feita em urina de primeiro jato, raspado anal ou , raspado de orofaringe, raspado de conjuntiva, raspado de lesão peniana, aspirado de linfonodo e líquido sinovial.As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, na Unidade República do Líbano I.

O exame microscópico, cultura ou testes de DNA de uma amostra da secreção vaginal ou peniana ou testes de DNA da urina podem detectar a infecção.