É possível ter gonorreia e não saber?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Nos homens, normalmente há uma sensação de ardor e esquentamento ao urinar, podendo causar corrimento ou pus, além de dor nos testículos. É possível que não haja sintomas e o homem transmita a doença sem saber. Para evitar, é necessário o uso da camisinha em todas as relações sexuais.

A maioria das mulheres infectadas não apresentam sinais e sintomas. Os homens podem apresentar ardor e esquentamento ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.

O período de incubação da infecção é de 1 a 14 dias (na maioria das vezes de 2 a 5 dias); desse modo, depois desse período, a doença se manifesta. Às vezes, porém, a pessoa pode ser assintomática em relação à gonorreia.

Quais os sintomas da gonorreia

  1. Necessidade urgente de urinar.
  2. Dor ao urinar.
  3. Secreção vaginal.
  4. Dor durante a relação sexual.
  5. Febre.

ardência ao urinar; dispareunia (dor durante relação sexual); corrimento amarelo-esverdeado na região genital; uretrite aguda (mais comum em homens);

A uretrite não-gonocócica é uma inflamação na uretra com causas não relacionadas à gonorreia, ou seja, se a uretrite for causada por clamídia, por tricomoníase ou outros motivos, ela será considerada não-gonocócica. A uretrite não-gonocócica é mais comum que a gonocócica.

Luiz Jorge Fagundes – Valem para ambos os sexos, só que 60% das mulheres são assintomáticas, ou seja, possuem a bactéria no canal da urina, mas não têm sintomas ou a secreção purulenta se confunde com a secreção normal da vagina.

A bactériabacteria Neisseria gonorrhoeae é popularmente chamada de “gonococo” e pode atingir a homens e mulheres. Antes de apresentar seus sintomas a bactéria pode ficar até sete dias incubada.

No caso das mulheres, principalmente, a doença pode ser silenciosa e não apresentar sintomas. Quando não tratada, a gonorreia pode levar à infertilidade, à transmissão para o feto durante a gravidez e a doença inflamatória pélvica.

O Ministério da Saúde recomenda tratar simultaneamente Gonorreia e clamídia, com Ciprofloxacino, 500 mg, dose única, VO, mais Azitromicina, 1 g, dose única, VO, ou Doxiciclina, 100 mg, de 12/12 horas, por 7 dias.

teste rápido de gonorreiaS0002
【Explain 】 O kit de teste do antigénio da Neisseria Gonorrhoeae é um imunoensaio visual rápido para a detecção qualitativa da Neisseria Gonorrhoeae em esfregaços endocervicais femininos e amostras de ...

A Rede Nacional de Laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS), distribuída em todo o Brasil, passou a ofertar testes para detecção de clamídia e da bactéria causadora da gonorreia.

O Ministério da Saúde disponibiliza testagem e tratamento para as principais ISTs nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Sinais e sintomas
Dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. A maioria das mulheres infectadas não apresentam sinais e sintomas.