Quais são os sintomas da gonorreia no homem?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Clínico (principais sintomas): Entre dois e oito dias após relação sexual desprotegida, a pessoa passa a sentir ardência e dificuldade para urinar. Às vezes, pode-se notar um corrimento amarelado ou esverdeado – até mesmo com sangue – que sai pelo canal da urina, no homem, e pela vagina, na mulher.

Nos homens, a doença em geral provoca sintomas mais aparentes (secreção purulenta, ardor, eritema), mas, nas mulheres, pode ser assintomática. Não tratada, a gonorreia pode atingir outros órgãos. No homem, a infecção alcança o testículo e o epidídimo e pode causar infertilidade.

A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente, as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva.

Quanto tempo leva para os sintomas desaparecerem? Embora os sintomas comecem a regredir poucos dias após o início do tratamento, pode levar de 10 a 14 dias para que desapareçam completamente.

O Ministério da Saúde recomenda tratar simultaneamente Gonorreia e clamídia, com Ciprofloxacino, 500 mg, dose única, VO, mais Azitromicina, 1 g, dose única, VO, ou Doxiciclina, 100 mg, de 12/12 horas, por 7 dias.

O exame microscópico, cultura ou testes de DNA de uma amostra da secreção vaginal ou peniana ou testes de DNA da urina podem detectar a infecção. Antibióticos podem curar a infecção, mas resistência aos antibióticos usados para tratar a gonorreia está se tornando cada vez mais comum.

Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos. Essas infecções, quando não tratadas, podem causar infertilidade (dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde.

Dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual.

Dentre os principais sintomas, destacam-se ardência ao urinar e corrimento uretral, que se torna purulento após alguns dias. Em alguns casos, há presença de sangue.

Existem dois tipos de gonorreia: a genital e a faríngea. A genital é a mais comum, sendo transmitida através do contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada. Já a gonorreia faríngea é uma infecção da garganta causada pela mesma bactéria, transmitida através do sexo oral.

Tratamento. Felizmente, a gonorreia tem cura! Por ser uma doença bacteriana, a infecção é tratada através do uso de antibióticos, que também vão eliminar a bactéria do organismo dentro de três a quatro dias, se o tratamento for realizado corretamente.