Como saber se você é canhoto?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ser canhoto não é nenhuma doença, significa apenas que a pessoa tem uma maior preferência pela mão esquerda para escrever, brincar, desenhar ou qualquer outra ação. Pessoas canhotas também costumam ter uma preferência pelo pé esquerdo para chutar a bola, pular corda ou para dar o primeiro passo para caminhar.

Lateralidade homogênea canhoto, quando o olho, a mão, a orelha, o pé, etc. predominantes estão no lado esquerdo; A lateralidade cruzada é quando a predominância de uma mão, do olho, da orelha, do pé, etc. não está localizada no mesmo lado do corpo.

É um cérebro imaturo, com funcionamento primário e global. Por volta dos 18 meses, começam a definir aquela lateralidade que será praticamente dominante nos próximos anos.

Essa dominância, chamada de lateralidade, é cruzada, ou seja, “em um canhoto, a dominância do hemisfério cerebral é do lado direito; nas pessoas destras, ela vem do lado esquerdo”. A lateralidade é um fator já determinado no nascimento e não pode ser escolhido ou influenciado.

O que sabemos é que apenas cerca de 10% da população mundial é canhota — e que não há uma divisão igual entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, em comparação com 8% das mulheres. Algumas pessoas ficam bastante entusiasmadas com a proporção 90:10 e se perguntam por que não somos todos destros.

Isso por que alguns estudos mostram que os canhotos são mais criativos e poderiam ter uma ligeira vantagem nos esportes, jogos e uma série de atividades que envolvam estímulos, lançamentos simultâneos ou até mesmo rápidas sucessões. Já os destros, sofrem menos com dislexia e gagueira, por exemplo.

Ultrassons mostram que, já no útero, 90% dos bebês preferem o dedão direito da mão – o que corresponde com a porcentagem da população de 90% de destros, contra 10% de canhotos.

No mundo há uma média de 15% de canhotos, ou seja, cerca de 1,5 bilhão de pessoas. A ciência já fez alguns estudos para entender essa peculiaridade, mas nenhum conclusivo ou irrefutável.

Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20 por cento. E se tanto o pai como a mãe são canhotos, a criança tem a probabilidade de 50 por cento em nascer canhota.

Pesquisadores descobriram que o cérebro dos canhotos não funciona da mesma forma que o dos destros. Entre os achados, os cientistas destacam que canhotos podem ter habilidades verbais superiores às encontradas em indivíduos que utilizam mais o lado direito do corpo.

A designação “canhoto”, traduz uma expressão idiomática do hebraico que literalmente significa “restringido em sua mão direita”, embora essa não seja uma expressão hebraica usual para significar “canhoto”.

Em uma pesquisa recente, chegou se a conclusão que canhotos tem vantagem principalmente em esportes que exigem uma reação bem rápida, como tênis de mesa por exemplo… 2. O aproveitamento do cérebro – 98% dos destros utilizam o lado esquerdo do cérebro. Já 70% dos canhotos utilizam esse mesmo lado.

De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal.

No rol das desvantagens são apontadas a discriminação e a falta de objectos adaptados a canhotos como as cadeiras escolares, as tesouras, os cadernos de argolas, o teclado do computador ou mesmo os smartphones.