O que é uma filha trans?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Pessoas trans (transgêneras) são pessoas que não se identificam com o gênero designado a elas pela biologia e transitam para o gênero oposto.

A criança que se identifica como trans gosta de brinquedos, de roupas e de hobbies mais associados com o sexo oposto, e isso leva ao sentimento de que ela é, de fato, do sexo oposto. Empurre mais do que isso, e você dá de cara com a parede. A garota gosta de coisas de garoto. Ela “se sente” como um garoto.

Pensando no significado etimológico, o prefixo trans- (oriundo o latim) significa “além de”, “para além de”, “o outro lado” ou “o lado oposto”. O termo é utilizado como um “termo guarda-chuva” e se refere a todas as pessoas com identidades trans: transexuais, transgêneros, travestis, pessoas não binárias, etc.

Agora, quando a pessoa se identifica com o gênero que lhe foi designado ao nascer, ela é cisgênera. Portanto, se você tem uma vagina e se entende como mulher, você é uma mulher cis. Já se alguém nasceu com um pênis, mas tem uma disforia de gênero (nesse caso, se identifica como mulher), é uma mulher trans.

Dicas

  1. Tenha em mente que muitas crianças passam por isso.
  2. Sempre dê apoio para seu filho. Se precisar de ajuda para lidar com seus sentimentos a respeito, procure um terapeuta.
  3. Se a criança disser que é transgênero, não diga que isso é só uma fase, nem a impeça de agir de acordo com o gênero com o qual se identifica.

Se o seu filho ou filha é uma pessoa trans, lembre-se de que ao menos o espaço familiar deveria ser um ambiente seguro e respeitoso para essa pessoa. Procure informar-se sobre o assunto e garantir ao seu filho ou filha um ambiente familiar confortável, receptivo e amoroso.

O caráter histórico da existência de pessoas trans leva parte da comunidade médica a acreditar em uma base biológica para o fenômeno. Linhas de pesquisa em estado inicial apontam para uma possível correlação com o período de desenvolvimento cerebral, durante a gravidez.

Dito isso, uma “mulher trans” ou “pessoa transfeminina” refere-se a quem foi designado homem, mas se entende como uma figura feminina. Já as palavras “homem trans” ou “pessoa transmasculina” é indicada para tratar uma pessoa que foi designada mulher, mas se identifica com identidade masculina.

Transgênero é uma pessoa que nasceu com determinado sexo biológico, e não se identifica com o seu corpo. Um exemplo é o indivíduo que nasceu com genitália masculina, cresceu com as transformações causadas pelos hormônios masculinos, mas sua identificação é com o físico feminino.

O periódico destaca que a amígdala, região do cérebro responsável pela regulação das emoções, pode ser menor em indivíduos trans do que em indivíduos cisgênero. Além disso, as áreas do cérebro responsáveis por processar informações sensoriais e corporais, podem ser diferentes entre esses indivíduos.