Qual a diferença entre homem trans e masculino?

Perguntado por: rreal9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Cisgênero e transgênero são tipos de identidades de gênero, ou seja, como as pessoas se identificam. Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu. Transgênero é a pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento.

Dito isso, uma “mulher trans” ou “pessoa transfeminina” refere-se a quem foi designado homem, mas se entende como uma figura feminina. Já as palavras “homem trans” ou “pessoa transmasculina” é indicada para tratar uma pessoa que foi designada mulher, mas se identifica com identidade masculina.

Já o termo “homem trans” ou “pessoa transmasculina” é indicado para tratar uma pessoa que foi designada mulher, mas se identifica com uma imagem pessoal masculina. Pensando no significado etimológico, o prefixo trans- (oriundo o latim) significa “além de”, “para além de”, “o outro lado” ou “o lado oposto”.

Homem trans–Nasceu do sexo feminino, mas na sua identidade de gênero se percebe como homem e fez ou objetiva fazer a cirurgia de transgenitalização (retirada do útero, ovário e das mamas). Na sua orientação sexual pode sentir atração por mulheres ou ser um homem trans gay, que sente atração por homens.

Os homens trans são pessoas que nasceram com vagina e os órgãos reprodutores femininos. Porém, ao longo do tempo, passam a se identificar como homens. Desta forma, por não se reconhecer no próprio corpo, uma pessoa trans pode passar por uma cirurgia de redesignação sexual.

Agora, quando a pessoa se identifica com o gênero que lhe foi designado ao nascer, ela é cisgênera. Portanto, se você tem uma vagina e se entende como mulher, você é uma mulher cis. Já se alguém nasceu com um pênis, mas tem uma disforia de gênero (nesse caso, se identifica como mulher), é uma mulher trans.

Transexuais, a mais popular entre elas, são pessoas que possuem o gênero oposto ao designado pelo seu sexo biológico. Pessoas do sexo masculino que se identificam, experimentam e vivenciam o gênero feminino, são denominadas mulheres trans. O oposto são os homens trans.

Sim, homens transgênero e transmasculinos podem engravidar (1). De fato, eles engravidam na mesma proporção que pessoas que se identificam como mulheres e têm gravidezes mais planejadas que mulheres cisgênero (2).

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

Entenda o que é uma pessoa trans não binária
Uma pessoa não binária pode ser definida como aquela que não se identifica como homem ou como mulher. A sua identidade de gênero não se encaixa completamente no binário de gênero, assumindo um gênero neutro.

Ele afirma que a particularidade do processo de hormonização dos homens trans, que em geral adquirem características tipicamente masculinas mais rápido do que as mulheres trans conseguem obter as femininas, também é um ponto importante desse processo, tanto para a aceitação quanto para as novas formas de pressão social ...

Uma pessoa de gênero fluído pode se identificar como alguém transgênero. Pois para se identificar como trans o indivíduo precisa ser alguém que não se entende com o gênero que lhe foi designado no nascimento. Desta forma, essa é uma decisão pessoal, que deve levar em conta as experiências de quem é gênero fluído.