Como funciona a TPM masculina?

Perguntado por: usantana7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

A “TPM” masculina também existe e é provocada pela diminuição dos níveis de testosterona. Mais conhecida como síndrome do homem irritável, a TPM masculina não tem um momento certo para acontecer, diferentemente da TPM feminina, que está associada a alterações hormonais mensais.

Essa alteração da quantidade de hormônio pode acontecer a qualquer momento, sendo influenciada por situações de estresse e ansiedade. Assim, a TPM masculina causa mudanças de humor em alguns homens, gerando sintomas como irritabilidade, agressividade e emotividade.

Existe uma “TPM” para os homens também, e é causado pela queda dos níveis de testosterona. Diferente da TPM nas mulheres, que está ligada a mudanças nos níveis hormonais mensais, a TPM nos homens é mais comumente conhecida como “síndrome do homem irritável”.

Acha que acabou? 15% dos homens acreditam que ficam inchados e 5% dizem que sentem até cólicas menstruais. Nem é preciso dizer que eles não possuem útero, nem ovários e que, por isso, não menstruam – de modo que tais sintomas associados à TPM não poderiam existir.

Há três razões que afetam a maioria dos homens: problemas no trabalho, com 52% dos entrevistados; excesso de responsabilidades, no caso de 46% deles; e problemas financeiros, presentes em 45% dos casos. Todos atingem quase metade.

A TPM masculina, também conhecida como Síndrome do Homem Irritável (SHI), é o resultado de uma oscilação de testosterona, que costuma acontecer em casos como: Idade (os níveis de testosterona do homem começam a diminuir a partir dos 30 anos) Estresse. Mudanças na dieta ou peso.

A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4. Se for causada por alimentação inadequada, prisão de ventre ou gases, a cólica intestinal não costuma ter outros sintomas associados4.

O mais famoso entre os hormônios masculinos é, sem dúvidas, a testosterona. Produzida pelos testículos, ela é responsável por regular diversas funções relacionadas à sexualidade, às características do corpo e ao estado de humor.

Entre os sintomas físicos mais comuns estão:

  • Cólicas;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço;
  • Dor nas mamas;
  • Retenção de líquido;
  • ​Entre os emocionais estão: irritab​ilidade, ansiedade, insônia ou sonolência, dificuldade de concentração, fome exagerada ou falta de apetite e depressão.

A andropausa é uma situação caracterizada pela diminuição da produção de testosterona pelos homens, o que costuma acontecer por volta dos 50 anos. A andropausa é popularmente conhecida como a menopausa dos homens.

Jornal Médico - Ciência confirma: Mulheres têm maior tolerância à dor que os homens. Afinal, a ideia generalizada de que as mulheres toleram melhor a dor que os homens é mesmo verdadeira. Há muito enraizada no senso comum, a teoria foi agora validada pela ciência, num estudo publicado na Current Biology.