O que fazer quando sua filha diz ser trans?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

9 maneiras de conviver de maneira respeitosa com pessoas trans

  1. Busque criar um ambiente seguro para seu/sua filho/a dentro de casa;
  2. Tenha empatia pela situação, coloque-se no lugar dessa pessoa;
  3. Não reprima a identidade de gênero da criança ou adolescente;

Portanto, se você desconfia que seu filho é trans, é hora de buscar ajuda. O processo não é simples e traz sofrimento para a criança e para a família e, muitas vezes, é comum os pais entrarem em conflito. Por isso, é importantíssimo contar com o apoio de um psiquiatra e de grupos de apoio.

Em média, as crianças começaram a se identificar como trans por volta dos 6 anos. Confira. Crianças que começam a se identificar como transgêneros desde cedo tendem a manter essa identidade por pelo menos vários anos, sugere um estudo publicado nesta quarta-feira (4), no Pediatrics.

No maior estudo genético já realizado sobre transexualidade, pesquisadores do Prince Henry's Institute of Medical Research reforçaram a hipótese de influência genética para a transexualidade. Ainda mais notável, no resultado do estudo, foi a presença de receptores hormonais diferentes no cérebro de transexuais.

Os pais podem saber, basicamente, se seus filhos agem conforme os comportamentos reconhecidos para este ou aquele gênero, e nem por isso podem ser apontadas como crianças trans”, explica Jaqueline. O reconhecimento da transgeneridade ocorre, portanto, a partir da identificação individual de cada pessoa.

Não há uma idade específica em que se espera que todas as pessoas se deem conta de sua orientação ou identidade sexuais. Há algumas pessoas com sexualidade fluida e que podem descobrir no futuro uma orientação diferente.

O dossiê indica que as travestis e transexuais femininas constituem um grupo de alta vulnerabilidade à morte violenta e prematura no Brasil, com uma expectativa de vida de 35 anos, enquanto a da população em geral é de 74,9 anos.

Uma pessoa transgênero é aquela que duvida do gênero (masculino ou feminino) que lhe foi dado quando nasceu. Importante lembrar que a transgeneridade não é doença ou distúrbio psicológico. De acordo com as convenções sociais tradicionais, existem dois tipos de gêneros: masculino e feminino.

Uma pessoa transgênero ou trans pode identificar-se como homem, mulher, trans-homem, trans-mulher, como pessoa não-binária ou com outros termos, tais como hijra, terceiro gênero, dois-espíritos, travesti, fa'afafine, gênero queer, transpinoy, muxe, waria e meti.

O transtorno de identidade de gênero (TIG) - ou transsexualismo - caracteriza-se por uma forte identificação com o gênero oposto, por um desconforto persistente com o próprio sexo e por um sentimento de inadequação no papel social deste sexo.