Como saber se eu sou trans ou gênero fluído?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Uma pessoa de gênero fluído pode se identificar como alguém transgênero. Pois para se identificar como trans o indivíduo precisa ser alguém que não se entende com o gênero que lhe foi designado no nascimento. Desta forma, essa é uma decisão pessoal, que deve levar em conta as experiências de quem é gênero fluído.

O gênero fluido é uma identidade de gênero que está dentro do espectro não-binárie, ou seja, que não possui reconhecimento e expressão dentro da ótica binária de homem ou mulher. Sua maior característica é o fato de existir uma fluidez que transita entre uma identidade ora feminina, ora masculina ou a mistura das duas.

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.

Gênero-fluído e a heterossexualidade
"Existe uma correlação, mas um não define o outro. Uma pessoa pode ser trans como identidade, e ter a orientação heterossexual ou bissexual. Uma pessoa pode ser não-binária ou cis-gênero e ter a orientação sexual pansexual, bissexual, etc.

Fale de maneira clara e direta. Não faça rodeios nem tente fazer com que as pessoas adivinhem o que está tentando dizer. Apenas seja direto e diga o que for preciso. Diga algo como “Ei, Jéssica, eu queria dizer que eu sou não binário.

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

O gênero fluido é uma dessas possibilidades, já que transita entre as noções de gênero, mas não é a única. Outras identidades que fazem parte da comunidade não-binária são: Agênero: pessoas que não se identificam com nenhum gênero; Bigênero: pessoas que se identificam com dois gêneros (masculino, feminino ou outros);

A disforia de gênero é quando a pessoa apresenta sentimentos de angústia significativa ou dificuldade de funcionamento relacionados a um sentimento persistente de que o sexo ao nascimento não corresponde ao seu sentimento interno de ser do sexo masculino, feminino, misto, neutro ou outra coisa (identidade de gênero).

Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...

A identidade de gênero de uma pessoa não tem relação com o seu sexo biológico. Mesmo que seja designado como macho ao nascer, o indivíduo pode se identificar com o gênero feminino. A mesma situação vale para outros gêneros.

Gay: homem que sente atração por homens. Lésbica: mulher que sente atração por mulheres. Bissexual: pessoa que sente atração por ambos os sexos não necessariamente ao mesmo tempo. Pansexual: pessoas que sente atração por outras pessoas independentemente do sexo, do gênero e de como se apresentam para o mundo.