Qual é o dia do gênero fluído?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

dia 16 de junho

Enquanto o dia da visibilidade gênero-fluido é comemorado no dia 16 de junho, todo ano.

O termo “genderfluid” (“gênero-fluido”) apareceu pela primeira vez oficialmente nos anos 1990 e se refere àqueles cuja identidade de gênero flui, ou seja, ao mesmo tempo em que uma pessoa pode se identificar com o gênero feminino ela também pode fluir para o masculino e até para o neutro, entre outras variações.

Bandeira Gênero fluído
Criada em 2012 por JJ Poole, essa bandeira possui uma listra rosa para feminilidade, uma listra azul para a masculinidade, uma listra roxa para ambos, uma faixa preta para a inexistência de gênero e uma listra branca para todos os gêneros.

Indivíduos que se entendem como gênero fluido costumam alternar o gênero com que se identificam durante um período de tempo. Esse prazo pode ser de um dia para o outro, uma semana sim outra não, ou até mesmo depois de anos.

O gênero fluido é uma identidade de gênero que está dentro do espectro não-binárie, ou seja, que não possui reconhecimento e expressão dentro da ótica binária de homem ou mulher. Sua maior característica é o fato de existir uma fluidez que transita entre uma identidade ora feminina, ora masculina ou a mistura das duas.

Uma pessoa gênero-fluxo às vezes possui certo gênero (ou certos gêneros), às vezes possui uma versão mais fraca de tal gênero (ou de tais gêneros), e às vezes não possui gênero.

Uma pessoa gênero-fluido abraça aspectos da masculinidade e da feminilidade. Dependendo da época, a pessoa pode se identificar mais como homem, como mulher ou, então, com os dois ao mesmo tempo.”

Gênero-fluído e a heterossexualidade
"Existe uma correlação, mas um não define o outro. Uma pessoa pode ser trans como identidade, e ter a orientação heterossexual ou bissexual. Uma pessoa pode ser não-binária ou cis-gênero e ter a orientação sexual pansexual, bissexual, etc.

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

Sim, com certeza. Seu gênero e sua sexualidade são coisas diferentes. O fato de você não querer nem se identificar com um único gênero não significa que sua sexulalidade não seja somente orientada para o gênero feminino.

Pessoas intersexuais nascem com características sexuais – incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.

Através das cores e símbolos, as bandeiras são uma forma de representatividade para diversos tipos de grupos e movimentos. Mas, afinal, quais são as 28 bandeiras LGBT?

Alguém bigenidiane é bigênero e sente atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não, e pessoas gênero-fluido entre dois gêneros contam como bigênero.

Uma pessoa pode se indentificar como Demigirl independentemente de seu sexo biológico. Também pode se considerar Demigirl pessoas biologicamente mulheres que não sentem uma conexão significativa com seu sexo, mas não a ponto de sofrer disforia de gênero.

Demigirl (ou demimenina se for preferível) é uma identidade de gênero que descreve alguém que parcialmente, mas não totalmente, se identifica como uma mulher, garota ou outra forma feminina, independente do gênero que foi atribuído no nascimento.