Qual é o dia do Orgulho gênero fluído?

Perguntado por: vximenes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

28 de junho

28 de junho: Dia do Orgulho LGBTQIA+ Junho é o mês do Orgulho LGBT e o dia 28 é recheado de eventos, como festas, paradas e desfiles, para conscientizar a população e celebrar a diversidade.

dia 16 de junho

Enquanto o dia da visibilidade gênero-fluido é comemorado no dia 16 de junho, todo ano.

Bandeira Gênero fluído
Criada em 2012 por JJ Poole, essa bandeira possui uma listra rosa para feminilidade, uma listra azul para a masculinidade, uma listra roxa para ambos, uma faixa preta para a inexistência de gênero e uma listra branca para todos os gêneros.

Indivíduos que se entendem como gênero fluido costumam alternar o gênero com que se identificam durante um período de tempo. Esse prazo pode ser de um dia para o outro, uma semana sim outra não, ou até mesmo depois de anos.

Qual pronome usar para gênero fluido? – O pronome não-binário mais comum é o “elu/delu”. Outras variações possíveis quando falamos de um grupo de pessoas são o “todes” ou “todxs” ao invés de “todos” ou “todas”.

A criação do “Dia do Orgulho Hétero”, previsto para o terceiro domingo de dezembro, garante o direito de todo cidadão afirmar o “orgulho em ser heterossexual”, de acordo com Paccola.

Uma pessoa gênero-fluxo às vezes possui certo gênero (ou certos gêneros), às vezes possui uma versão mais fraca de tal gênero (ou de tais gêneros), e às vezes não possui gênero.

Uma pessoa gênero-fluido abraça aspectos da masculinidade e da feminilidade. Dependendo da época, a pessoa pode se identificar mais como homem, como mulher ou, então, com os dois ao mesmo tempo.”

Gênero-fluído e a heterossexualidade
"Existe uma correlação, mas um não define o outro. Uma pessoa pode ser trans como identidade, e ter a orientação heterossexual ou bissexual. Uma pessoa pode ser não-binária ou cis-gênero e ter a orientação sexual pansexual, bissexual, etc.

Alguém bigenidiane é bigênero e sente atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não, e pessoas gênero-fluido entre dois gêneros contam como bigênero.

Ser não-binário e ser gênero fluido são a mesma coisa? Não. Nem todo não-binário é gênero fluído. “Por ser uma identidade 'guarda-chuva', a não binaridade inclui pessoas que transitam entre os dois gêneros (gênero fluido) mas também quem recusa ambos (agênero)”, explica Lux.

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

Vladimir Putin

Tente atualizar a página. O governo do presidente russo Vladimir Putin criou uma "bandeira hétero" para antagonizar com as recentes conquistas dos direitos civis para os homossexuais --como a aprovação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

· "Dia do Orgulho Hétero, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de dezembro."