Como se chama uma pessoa que é canhoto?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Canhoto, ou também chamado de esquerdinho, é aquele que com mais frequência usa os membros do lado esquerdo do que o direito do corpo.

Os canhotos possuem algumas vantagens em relação aos destros. O cérebro humano é composto por duas frentes, sendo a direita e a esquerda.

No mundo, cerca de 70% das pessoas são destras, ou seja, utilizam a mão direita para escrever e comer, entre outras atividades cotidianas. Já os canhotos, que fazem uso da mão esquerda, representam de 10 a 30% da população mundial. Mas há, ainda, uma terceira categoria: a dos ambidestros.

Canhoto é aquele que desenha, pinta ou escreve com a mão esquerda. Quem prefere a direita é chamado de destro, e quem usa as duas mãos é chamado de ambidestro. Ser canhoto ou destro é determinado, em grande parte, pela genética.

Obrigado. Canhoto formou-se, de facto, de canho, palavra de origem obscura e que significa «que é mais hábil com a mão esquerda do que com a direita», o mesmo que esquerdino, canhestro.

Pode ser considerado que sim, pois cerca de 10% da população humana é canhota, ou seja, no geral, uma em cada grupo de dez pessoas. A dominância cerebral é o que determina se a pessoa será canhota ou destra. O hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo (mais ativo nos canhotos).

A designação “canhoto”, traduz uma expressão idiomática do hebraico que literalmente significa “restringido em sua mão direita”, embora essa não seja uma expressão hebraica usual para significar “canhoto”.

Ambidestria é a qualidade de se ser igualmente habilidoso com os membros dos dois lados do corpo. A ambidestria não se limita apenas à capacidade de escrever com as duas mãos, ou chutar com os dois pés. A palavra ambidestro tem origem no latim, do prefixo ambi, que significa ambos, e dexter, que significa direito.

Mas, se procurar no dicionário tradicional, ambicanhota é colocado como pejorativo, como ''alguém que não consegue aprender'', enquanto que, a ambidestra, é uma ''pessoa com capacidades superiores''.

Por outro lado, não ter uma mão dominante (ou ser ambidestro) costuma ser relacionado com desenvolvimento atípico das habilidades motoras e linguísticas. Indivíduos ambidestros compõem entre 3 e 4% da população geral.

De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal.

Ultrassons mostram que, já no útero, 90% dos bebês preferem o dedão direito da mão – o que corresponde com a porcentagem da população de 90% de destros, contra 10% de canhotos.