Como saber se é gripe dengue ou Covid?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Como diferenciar essas doenças? O quadro respiratório é a principal forma de diferenciar a gripe, dengue e Covid-19. Afinal, sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar não estão presentes na dengue.

O diagnóstico da dengue pode ser feito por exame clínico e confirmado por exame de sangue. No caso da Covid-19, podem ocorrer sinais de casos leves, moderados ou graves.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

Especialistas alertam que os riscos para a saúde aumentam caso o paciente contraia as três infecções ao mesmo tempo. Há uma confluência de riscos, ou seja, um risco aumentado do agravamento do quadro geral. Os sintomas da covid-19 e da influenza são parecidos, já os da dengue podem ser bem mais característicos.

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.

O quadro respiratório é a principal forma de diferenciar a gripe, dengue e Covid-19. Afinal, sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar não estão presentes na dengue.

O Teste Rápido de Dengue IgG IgM e Antígeno NS1 é indicado para um diagnóstico precoce da doença, a partir do 1º dia de sintomas e ajuda na diferenciação da fase aguda e tardia da dengue.

Quais são os principais sintomas da gripe?

  1. Febre. É comum que um quadro de gripe apresente febre superior a 38°C, mas isso não significa que não é preciso estar atento ao sintoma nem buscar manter a temperatura sob controle de acordo com a orientação médica.
  2. Dor de garganta. ...
  3. Tosse. ...
  4. Dor no corpo. ...
  5. Dor de cabeça.

Com a decisão, ao menos 47 análises clínicas, entre testes laboratoriais de asma, alergia e dengue, já podem ser feitos nos estabelecimentos, conforme a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.

Como é o tratamento para dengue?

  1. Repouso enquanto durar a febre;
  2. Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.) ou venosa, se for necessária;
  3. Uso de paracetamol ou dipirona para alívio da dor e da febre;
  4. Não utilizar ácido acetilsalicílico.

O “pior dia” da dengue pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, os sintomas costumam ser mais intensos nos primeiros 3 a 5 dias após o início da febre. Nesse período, a pessoa pode experimentar febre alta, dores de cabeça intensas, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares e exaustão.