Qual o melhor remédio para aumentar o colesterol bom?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

A maioria das drogas usadas no tratamento do LDL e dos triglicerídeos também atuam elevando o HDL. Os mais efetivos são a niacina e o genfibrozil. Estatinas mais potentes, como a rosuvastatina, conseguem elevar o HDL em até 10%.

Niacina ou ácido nicotínico é uma vitamina solúvel com propriedades hipolipemiantes. Niacina reduz triglicérides (20% - 50%), LDL (5% - 25%), e aumenta HDL (15% - 35%).

Sabendo que uma pessoa com níveis de HDL-c baixos tem maior risco de diabetes, doenças cardíacas e esteatose hepática, o indivíduo que sofre com esta condição deve estar atento ao seu peso, índice de massa corporal (IMC), bem como reduzir o risco destas mesmas patologias através da adequação da sua glicemia, LDL (“ ...

  1. Diminua seu peso. O excesso de peso não só aumenta o LDL como também abaixa o HDL. ...
  2. Consuma mais fibras. As fibras presentes nos grãos integrais (arroz, trigo, aveia integral) e nas frutas são grandes aliadas no aumento do HDL e controle do LDL. ...
  3. Evite as gorduras trans. ...
  4. Escolha laticínios light. ...
  5. Pare de fumar.

Ou seja, comparado a níveis de HDL entre 40-60 mg/dL, aqueles com valores mais baixos (≤30 mg/dL) ou mais elevados (>80 mg/dL) apresentaram risco significativamente maior de morte cardiovascular e morte por todas as causas.

Vitamina B

Vitamina B pode ajudar a produzir colesterol bom.

Assim, para aumentar os níveis de colesterol HDL no sangue algumas estratégias interessantes são:

  1. Fazer exercícios regularmente. ...
  2. Ter uma alimentação adequada. ...
  3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. ...
  4. Evitar fumar. ...
  5. Controlar o estresse crônico. ...
  6. Consultar o cardiologista.

O colesterol LDL, conjunto de lipoproteínas de baixa densidade, é o considerado colesterol ruim. Ele é perigoso porque pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura.

O valor considerado normal (ou seja, a soma do LDL e do HDL) é inferior a 190mg/dL. É muito comum que as pessoas se preocupem apenas com valores elevados, porém, os baixos índices (taxa inferior a 160mg/dL) também resultam em condições adversas para a saúde.

HDL – o colesterol “bom”
Homens com HDL abaixo de 35 mg/dL têm o dobro do risco de morte por qualquer causa e 4 vezes maior risco de doença cardíaca, em comparação com homens com HDL acima de 54 mg/dL.

Para adultos, é desejável que o colesterol total, que é a soma das duas frações, se mantenha abaixo de 190 mg/dL. No caso do HDL, é ideal que seus níveis sejam superiores a 40 mg/dL e o LDL deve estar abaixo de 130 mg/dL. O ômega 3 pode ser consumido livremente para a prevenção do colesterol alto.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

40 mg

Lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom” - ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevados os níveis de HDL, menores são os riscos de desenvolver uma doença cardíaca. O ideal é que a taxa de HDL seja superior a 40 mg/dl.

Níveis elevados de HDL costumam estar relacionados a menor risco cardiovascular; contudo, altos níveis de HDL colesterol decorrentes de algumas doenças genéticas podem não proteger de doença cardiovascular, provavelmente em razão das alterações metabólicas e lipídicas concomitantes.