Qual a carne que tem mais colesterol?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Lista de alimentos ricos em colesterol

AlimentosColesterol em cada 100 g de alimento
Fígado de frango341 mg
Fígado de porco grelhado267 mg
Manteiga214 mg
Coração de frango grelhado280 mg

Carnes gordas: miúdos, bacon, costela, vísceras (fígado, coração), pernil, pele do frango, embutidos (salsichão, salsicha, mortadela, salame), são ricos em gorduras saturadas. Ao se preparar carnes, deve-se remover a gordura aparente e a pele (aves), pois a gordura penetra no interior da carne durante o preparo.

De modo geral, os melhores cortes de carnes para quem tem colesterol alto são:

  • Frango: qualquer parte, desde que tenha a pele retirada;
  • Porco: prefira cortes como lombo e pernil, que são menos gordurosos;
  • Carne bovina: patinho, alcatra, filé mignon e lagarto possuem menor teor de gorduras.

Selecione cortes magros de carne com o mínimo de gordura visível. Cortes magros incluem lagarto, mandril, lombo ou contrafilé.

Segundo especialistas, em termos de colesterol, as peças suínas têm níveis semelhantes em relação às carnes de frango (e outras aves) e de boi.

Quais carnes devem ser evitadas
Também é importante lembrar que as carnes com mais gordura e as processadas, como bacon, toucinho, salsicha, linguiça e salame, são as mais prejudiciais à saúde, devendo serem evitadas.

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Aposte no peito de frango
Para quem quer regular o colesterol, a dica é dar preferência a pratos feitos com o peito de frango, que é onde há a maior concentração de carne branca com baixo nível de gordura. Também é uma boa ideia fugir das frituras e preparar o frango, de preferencialmente, cozido, assado ou grelhado.

Carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também devem ser evitados. Hábitos alimentares saudáveis ajudam a regular o colesterol. Consuma alimentos in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, legumes e verduras. O cigarro potencializa os riscos de doenças do coração.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Abolir o sedentarismo e praticar exercícios físicos, perder peso, parar de fumar (o cigarro reduz a espessura dos vasos sanguíneos, facilitando o acúmulo de gordura) e evitar álcool são outros fatores indispensáveis para a manutenção de um bom índice de colesterol total, aqueles considerados abaixo de 190 mg/dl, de ...

Nutrólogo sugere dieta para indivíduos com colesterol elevado

  • Café com pão integral, frutas e cereais. Para o café da manhã, a dica do Dr. ...
  • Almoce peixe. Para o almoço, a sugestão do nutrólogo é o peixe. ...
  • Salada com muito azeite no jantar. Durante o jantar, o Dr. ...
  • Beba suco de uva natural ou vinho tinto.

Já os mais gordurosos são:
Acém. Alcatra. Cupim. Contra Filé

Estão liberados – Alimentos que controlam o colesterol
Carnes magras, aves sem pele, frutos do mar e peixe (prefira os de água salgada e fria – salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3);