Que gripe é essa que tá pegando todo mundo 2023?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Entre 2003 e 2023, foram registrados 874 casos e 458 mortes por influenza H5N1 em 23 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estes incluem: febre, mal-estar geral, dor de garganta, coriza e dor de cabeça. A duração da infecção por H3N2 varia de pessoa para pessoa, a depender dos sintomas e da resposta do sistema imunológico do paciente, podendo ser de alguns dias a duas semanas.

A gripe H3N2 é uma mutação do vírus Influenza, também chamado de Darwin, que foi detectada na Austrália, no final de 2021. Essa cepa vem causando surtos em diversas cidades no Brasil, especialmente nas estações secas.

Quais são os sintomas e quanto tempo dura? A gripe causa, principalmente, sintomas como febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dores no corpo, perda de apetite, tosse (em geral seca), dor de garganta e coriza. Os sintomas duram cerca de uma semana.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

Porém, um ponto onde a gripe H1N1 oferece maior risco que outras variantes mais comuns da Influenza está relacionado às suas complicações. A H1N1 tem mais chances de causar complicações, principalmente em pessoas do grupo de risco, como: Gestantes e puérperas (até 2 semanas pós-parto);

O tratamento para as pessoas que não apresentam condições de imunossupressão e estão sem necessidade de internação, consiste no uso de antitérmicos e soro fisiológico nas vias respiratórias. Para pessoas imunossuprimidas, feito o diagnóstico de Influenza, o médico pode prescrever o uso de antivirais.

A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias2. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.

As complicações mais comuns são:
otite; desidratação; piora das doenças crônicas; pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.

Como é feito o tratamento? Após o diagnóstico adequado, dependendo do quadro clínico e fase da doença, existe a possibilidade de prescrição, pelo seu médico, de medicamentos antivirais, como o fosfato de oseltamivir (Tamiflu) ou o zanamivir (Relenza), independentemente do tipo de influenza envolvido na infecção.

O H1N1 causa sintomas típicos da gripe, geralmente de forma menos intensa. Por outro lado, o H3N2 provoca sintomas mais intensos nas primeiras 48 horas, além da possibilidade de o indivíduo contaminado manifestar calafrios, diarreia e vômito — sintomas que não são notados em casos de infecção por H1N1.

A gripe H3N2 é uma mutação do vírus Influenza, também chamado de Darwin, que foi detectada na Austrália, no final de 2021.

As principais diferenças em relação ao influenza A são: que o subtipo influenza B não afeta os animais, não apresenta mudanças antigênicas importantes a cada ano e tem um poder menor de causar epidemias, não sendo capaz de gerar pandemias.

A maior parte das viroses é transmitida via gotículas espalhadas pelo ar ou em superfícies contaminadas, nas quais podemos passar a mão e, então, levar à boca, nariz e olhos. {Por isso que é bom sempre manter o álcool em gel na bolsa ou mochila}.