Qual foi a última pandemia do mundo?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Além do coronavírus, ainda há outra pandemia ativa: 37,9 milhões de pessoas que convivem com o HIV (vírus da imunodeficiência humana), de acordo com os últimos dados disponibilizados pela Unaids (Programa da ONU para o combate do HIV/Aids), do fim de 2018.

A gripe espanhola é considerada uma das pandemias mais devastadoras e letais da história. A doença alastrou-se por todas as regiões do mundo e deixou o maior número de infectados e mortos, se comparada com outras pandemias.

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos.

Em 1817, aconteceu a primeira epidemia global de cólera, responsável por vitimar centenas de milhares de pacientes.

VÍRUS MACHUPO
A doença é caracterizada por sintomas como febre, dores musculares, vômitos e diarréia, bem como hemorragias. A taxa de mortalidade pode chegar a 30% em casos graves.

COVID-19 – A maior tragédia sanitária do século XXI terá lugar na história.

Gripe espanhola (1918)

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.

A probabilidade de que o mundo venha a enfrentar novas pandemias no curto ou médio prazo é muito alta, e precisamos estar preparados para isso. O alerta foi feito pelo médico infectologista Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, na 2ª Conferência FAPESP 2023, que tratou do tema “Vírus, pandemia e vacinas”.

Em 5 de maio de 2023, a OMS anunciou o fim da pandemia de coronavírus que deixou pelo menos sete milhões de pessoas como vítimas fatais do vírus em todo o mundo.

#1 - Gripe Espanhola
Durante os anos de 1918 e 1919 a Gripe Espanhola ceifou a vida de 50 a 100 milhões de pessoas. Esse número foi maior que as mortes da primeira guerra mundial.

O Ministério da Saúde confirmou no dia 26 de fevereiro de 2020 o primeiro caso de Covid-19 no Brasil . O infectado foi um homem de 61 anos que havia chegado de viagem da Itália, na região de Lombardia. O paciente deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo e permaneceu em quarentena por 15 dias.

Sarampo, pólio, difteria e rubéola voltam a ameaçar após erradicação no Brasil. O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava havia um ano sem registro de casos do vírus.

Doenças que desafiam a Medicina e são consideradas incuráveis: esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, psoríase, vitiligo, epilepsia, Mal de Parkinson, Alzheimer, alergias, bronquite asmática, Chron, endometriose, tpm, glaucoma, taquicardia, insuficiência renal, esquizofrenia, anorexia, bipolaridade e ...

A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar.