Como saber se é fome ou compulsão?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Na compulsão, o objetivo é saciar uma fome incontrolável, não necessariamente buscando alimentos palatáveis. Embora buscar conforto na comida seja normal, o problema da fome emocional é quando a pessoa usa a comida como única forma de lidar com suas dores emocionais, acabando por comer mais do que precisa.

Sinais e sintomas - geralmente, a fome vem acompanhada de ronco ou pontadas no estômago e, em alguns casos, de tontura, energia baixa, dificuldade de concentração, mal-estar e mau humor.

O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) caracteriza-se pela ingestão descontrolada de grande quantidade de alimentos, sem apetite e quase sem mastigar, até que seja alcançada a plenitude.

Restrições alimentares, transtorno de humor e estresse estão entre os agentes desencadeadores dos eventos compulsivos. As adversidades emocionais enfrentadas pelo indivíduo com TCA são gatilhos para a alimentação em excesso, como um mecanismo de defesa e busca pelo alívio das dificuldades.

Não é normal ter fome todo o tempo, e seu corpo pode estar passando por processos nutricionais, emocionais ou até por mudanças na rotina que podem influenciar na saciedade. Esse desejo insaciável pode levar ao consumo desenfreado de alimentos e ao aumento de peso.

O descontrole alimentar (aquela sensação de ter apetite o tempo todo e a grande vontade de comer sem limites) é algo que todos nós já experimentamos. No entanto, não é sempre que ele está relacionado com a gula. Questões hormonais, nutricionais, problemas digestivos e até mesmo emocionais podem influenciar no apetite.

Quais são os tipos de fome?

  1. Fome orgânica ou fisiológica. Essa é a chamada fome “real”, aquela que surge da própria necessidade de ingestão de nutrientes para o organismo. ...
  2. Fome Social. ...
  3. Fome específica. ...
  4. Fome emocional. ...
  5. Fome situacional.

Como controlar a fome?

  1. Consuma proteína para controlar melhor a fome.
  2. Coma alimentos ricos em água e fibras.
  3. O exercício pode controlar a fome.
  4. Beba líquidos!
  5. Refeições pequenas e frequentes podem ajudar a reduzir o apetite.

Quais os sintomas da fome emocional?

  1. aumento de peso;
  2. acordar no meio da noite com fome;
  3. aumentar a frequência das refeições;
  4. sentir um alívio ao se alimentar;
  5. terminar uma refeição já pensando na próxima;
  6. enjoo e mal-estar após se alimentar;
  7. sensação de culpa depois das refeições.

Os remédios mais frequentes no tratamento de compulsão alimentar são:

  • Cloridrato de sertralina;
  • Cloridrato de fluoxetina;
  • Orlistate;
  • Metformina;
  • Cloridrato de sibutramina;
  • Dimesilato de lisdexanfetamina.

Ao contrário da compulsão alimentar, a ansiedade não é um distúrbio e sim um estado de alteração emocional, imposto ao comportamento em situações de tensão, medo, expectativa e estresse.

O transtorno alimentar compulsivo está entre os transtornos alimentares mais frequentes, sendo caracterizado pela ingestão de quantidades elevadas de alimentos em curto espaço de tempo, destoante da maioria das pessoas em situações semelhantes, associada a sensação de perda do controle alimentar.

Veja, a seguir, algumas razões que causam essa fome fora de hora e o que fazer para amenizá-la.

  1. Composição nutricional das refeições. ...
  2. Beber pouca água. ...
  3. Não prestar atenção enquanto se alimenta. ...
  4. Viver estressado e dormir pouco. ...
  5. Dietas restritivas. ...
  6. Problemas hormonais. ...
  7. Ter diabetes. ...
  8. Uso de medicamentos.

Além da composição da dieta e de fatores emocionais, doenças como diabetes e problemas na tireóide podem estar por trás da fome constante. Sentir fome o tempo todo, mesmo depois de comer, nem sempre é gula. Fatores hormonais, nutricionais ou até mesmo emocionais podem ser a causa de tamanho apetite.