Como saber se a carne moída já está boa?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Uma carne boa, fresca, tem que ser vermelha. A temperatura ideal para as que ficam em exposição é até 5ºC. O cheiro é fundamental: o produto bom para o consumo não pode ter cheiro ruim e nenhum produto químico é capaz de eliminar o odor de uma carne já fora do prazo de consumo.

Pouco do sangue do animal permanece após o abate. Com isso, a dica fundamental é sempre avaliar, antes de comprar o alimento, aspectos como a cor, o cheiro, a textura e, se possível, a data de validade do produto. “Quando a carne está boa para o consumo, ela tem um leve cheiro de sangue.

Quando terminar o tempo de cozimento, deixe a pressão liberar naturalmente durante cerca de 5 minutos e depois faça uma liberação rápida. Verifique a temperatura com um termômetro de carne: deve estar entre 160 e 165 graus F (71 a 74 graus C). Se não estiver, feche a panela novamente e cozinhe por mais 2 a 3 minutos.

Se o consumidor apertar o tecido desta carne e ela afundar, isso pode ser um indicativo de rompimento das fibras, que demonstraria que o produto está em processo de deterioração. Cheiro característico, Carne tem um odor próprio. Se for mais acidificado que o normal, isso pode indicar a presença de bactérias.

Portanto lembre-se de que a carne resfriada deve ser consumida no máximo em até 3 dias, ou seja, 72 horas após a compra.

Em alguns casos, pontos brancos congelados se formarão com o passar do tempo. Corte-os, se eles forem poucos. Caso a carne fique muito branca, jogue-a fora.

O tamanho e a temperatura da panela também importam na hora de fazer a carne moída. Se o utensílio for pequeno demais, a carne tende a empelotar, já que fica sem espaço para se desmanchar completamente. A panela ainda deve estar bem quente para evitar a liberação excessiva de líquidos.

vermelho brilhante

A cor natural e ideal da carne é um vermelho brilhante. Figura 1. Ciclo da cor em carne fresca (adaptado de Sarantópoulos e Pizzinato, 1990). Em certas condições, há oxidação da mioglobina e da oximioglobina, passando o pigmento para forma conhecida por metamioglobina.

Depois de cozida, a carne deve estar firme e voltar para a posição original logo depois de pressionar. A carne deve estar com a mesma firmeza que o meio da sua palma estendida. Se a carne soltar algum líquido, ele deve estar transparente. Se não estiver, ela ainda não está pronta.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado. Para isso, basta levar a carne moída a uma panela, deixando-a ferver por 5 minutos, jogando todo o líquido que sair da carne.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo.

Carne bovina - atenção a coloração!
A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! O mesmo acontece com a carne de porco, que precisa estar rosada. Fuja das carnes esverdeadas e com textura viscosa!

Carne suína malpassada também não é recomendada, pois favorece o surgimento de infecções bacterianas e infestações de parasitas no organismo.

O ponto da textura
Quando a carne está estragada, sua textura fica viscosa, sinal de que está em processo de decomposição, e isso vale para todos os tipos de carne. A carne de frango para o consumo deve ser firme, quando está estragada, se desmancha com mais facilidade.