Como responder uma prova subjetiva?

Perguntado por: nmatias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Faça uma resposta com início, meio e fim, que seja capaz de ser entendida como um texto independente. Não devaneie nem fuja do assunto: a questão discursiva precisa ser bem escrita sobre o assunto questionado, e não vale fugir nem enrolar.

Na prova objetiva, o conhecimento está na sua frente, basta você dizer se aquilo está certo ou errado. Na prova subjetiva, o examinador te pede conhecimento. Você tem que elaborar e demonstrar, então precisa estar mais a par da situação e ter um conhecimento mais aprofundado.

Como ser objetivo – Dicas para saber exatamente o que dizer

  1. 1 – Antes de decidir se pronunciar, saiba o que vai falar. ...
  2. 2 – Revele logo no início qual é o ponto que vai abordar de maneira resumida. ...
  3. 3 – Tenha domínio sobre o assunto. ...
  4. 4 – Roteirize o assunto. ...
  5. 6 – Menos é mais. ...
  6. 7 – A objetividade é a chave do sucesso.

Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.

Seja objetivo e claro na sua resposta
Manter a objetividade e assertividade na sua resposta é essencial. Você até pode produzir uma pequena introdução à questão, antes de ir direto para a resposta, mas tente ser o mais breve possível e ir direto ao ponto exigido pela questão.

A avaliação subjetiva global (ASG) é um método utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos. Ela analisa o estado nutricional de um paciente, a partir de dados como sintomas gastrointestinais, hábitos alimentares, perda de peso, exame físico e alterações funcionais.

Como escrever uma boa resposta?

  1. Leia a pergunta atentamente. O que, especificamente, está sendo perguntado? ...
  2. Forneça contexto para links. ...
  3. Tem o mesmo problema? ...
  4. Escreva da forma mais correta possível. ...
  5. Devolva a boa ação. ...
  6. Responda a boas perguntas. ...
  7. Responda sempre com educação e divirta-se.

As provas objetivas são aquelas que contém questões com alternativas, onde o candidato deve escolher apenas uma correta. Geralmente, cada questão tem cinco opções, mas alguns processos seletivos podem ter quatro ou três.

O que é uma questão objetiva? É considerada como questão objetiva aquela que oferece alternativas de respostas. Geralmente, o candidato deve escolher uma das opções, conforme o que for solicitado pelo enunciado da pergunta.

O que é Subjetividade:
Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto. A subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, como o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.

Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.

Ela é composta por uma redação, geralmente com um tema específico, em que o candidato deve apresentar suas ideias de forma clara e objetiva. A prova discursiva tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato de se expressar de forma coerente e coesa, bem como sua capacidade de argumentar e defender suas ideias.

5 dicas infalíveis: saiba como responder provas de múltipla escolha!

  1. Leia a questão com atenção. ...
  2. Elimine as alternativas erradas. ...
  3. Pense na resposta depois de ler o enunciado. ...
  4. Esteja atento com os termos “sempre” e “nunca” ...
  5. Cuidado com “nenhuma das alternativas está correta/incorreta”

Quem tem muita facilidade com redação pode começar tranquilamente por ela porque dificilmente perderá a concentração ou tempo nessa etapa. Já quem tem dificuldade deve sempre deixar a redação para depois da parte objetiva a fim de garantir a nota mínima.

As provas discursivas podem ter formato de redação, em que são cobrados temas de conhecimentos gerais ou de questão dissertativa (questão aberta, estudo de caso ou peça prático-profissional), em que são cobrados temas de conhecimentos específicos.

Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.