Porque existem feminismos no plural?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O feminismo é então trazido para ser refletido como um posicionamento, um modo de agir político, e nesse sentido deve ser pensado no plural, para garantir a incorporação das diferenças nas relações de poder, vivenciadas entre mulheres que guardam interesses diversos e até contraditórios.

A abordagem que analisa conjuntamente os marcadores de “gênero, raça e classe” foi trabalhada em três grupos feministas, quais sejam, o feminismo marxista, o feminismo negro e a própria corrente dos estudos de interseccionalidade.

A seguir, confira algumas dessas pensadoras e as principais reflexões que você precisa conhecer:

  • Simone de Beauvoir. A francesa nasceu em 1908 e foi um dos maiores ícones do feminismo. ...
  • Angela Davis.
  • Judith Butler.
  • Linda Nochlin.
  • Djamila Ribeiro.
  • Chimamanda Ngozi Adichie.

Apresenta-se a diferença de ambos os movimentos através dos seus conceitos literais, onde o femismo é um comportamento que coloca o sexo feminino em superioridade ao sexo masculino e o feminismo é um movimento sociocultural que se baseia na luta por direitos iguais entre os gêneros.

Apesar de séculos de história e reivindicações, o feminismo na sociedade atual ainda é uma luta mal compreendida — inclusive pelas próprias mulheres. Uma luta que não busca a competição, como alguns sugerem, mas que visa a conquista de direitos na sociedade.

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

Bertha Maria Júlia Lutz

Bertha Lutz é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Zoóloga de profissão, Bertha Maria Júlia Lutz é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras.

Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, foi a primeira educadora feminista do Brasil. A heroína, nascida dia 12 de outubro de 1810, na cidade de Papari, no Rio Grande do Norte, era filha de um português com uma brasileira e possuía três irmãos.

bell hooks, a feminista que revolucionou o mundo.

A identidade feminista foi construída em oposição a uma identidade sexista/machista e às normas e valores androcêntricos, aos privilégios masculinos. Contudo, existem homens que reconhecem e valorizam as lutas das mulheres, particularmente aquelas contra as desigualdades de gênero.

Há, ainda, o oposto do feminismo, o masculinismo, que é um movimento que se mantém tímido.

Como o feminismo afeta a sociedade? Resumo. As consequências do movimento feminista conseguiram mudar diversas sociedades e grande parte das suas estruturas políticas. É possível estabelecer relações de causa e consequência entre a mudança do papel social da mulher e o avanço de pautas feministas.

Feminismo é um movimento que surgiu para lutar por direitos sociais e políticos iguais para homens e mulheres. Basicamente, se você acha que mulheres não merecem tratamento inferior por serem mulheres, você é feminista!