O que é uma pessoa patriarcal?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Na sociedade patriarcal, prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres e todos os demais sujeitos que não se encaixam com o padrão considerado normativo de raça, gênero e orientação sexual.

Nos termos do Direito, o patriarca era o homem que não dependia de nenhum outro e que tinha autoridade sobre a família e um domínio, um território. Vale ressaltar que em algumas sociedades, o marido e o pai não são os mesmos necessariamente. O tio pode ser aquele que detém a autoridade do pai, caso ele tenha falecido.

O conceito de patriarcado tem sido usado na literatura feminista internacional para significar as relações de poder entre homens e mulheres. As mulheres são subordinadas aos homens no sistema patriarcal. A combinação com a teoria marxista ocorre para construir uma base material para essas relações de poder.

Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

A CULTURA PATRIARCAL É TRAZIDA AO BRASIL. O patriarcado no Brasil surgiu com a colonização do país no século XVI, tendo o homem como a figura que detinha a autoridade, o poder político e econômico.

Ao analisar os debates propostos por hooks, Lorde, Paredes e Lerner, eu diria que: o patriarcado é o sistema consolidado historicamente de opressão dos povos e principalmente das mulheres; o machismo são as crenças e práticas sociais que demonstram como se arraigou culturalmente o poder dos homens; e a ideologia que ...

Na atualidade, nos deparamos com o —patriarcado mascarado“, o qual é veemente negado, herdando de tempos atrás, muitas características de desigualdade de gênero, presentes no meio social, profissional e familiar da mulher.

A estratégia patriarcal consiste em uma política de população de um espaço territorial de grandes dimensões, com carência de povoadores e de mão-de-obra para gerar riquezas. A dominação se exerce com homens utilizando sua sexualidade como recurso para aumentar a população escrava.

Chamamos de patriarcal a família chefiada por um homem (o patriarca, ou seja, o pai), que tem por responsabilidade adquirir alimentos e cuidar da segurança de seus filhos e de sua esposa. Nesse modelo, no início, os homens caçavam para alimentar a esposa e os filhos, que ficavam sob os cuidados da mãe.

Significado de Patriarca
Aquele que chefia uma família, vivendo honrada e pacificamente. Entre os judeus ou entre os mais antigos, homem mais importante de uma família: Abraão, Isaac e Jacó foram patriarcas da nação hebraica.

O termo significa literalmente “dominação do pai”. Desde então, este conceito-chave da análise feminista tem sido importante para os movimentos e estudos feministas. Na interpretação bíblica tornou-se também uma categoria importante de análise do texto bíblico.

Como uma coisa está totalmente ligada à outra, a sociedade patriarcal surge a partir da desigualdade de gênero presente principalmente nas famílias.

Chamamos de patriarcal a família chefiada por um homem (o patriarca, ou seja, o pai), que tem por responsabilidade adquirir alimentos e cuidar da segurança de seus filhos e de sua esposa.

A família patriarcal apresentava um caráter de família extensa, pois além do núcleo central formado pelo dono da casa, sua esposa e filhos legítimos; abarcava irmãos e irmãs, tios e tias, primos, noras e genros, afilhados, grupos de agregados; incluindo, ainda, filhos ilegítimos, serviçais, escravos, afilhados, etc.

Algumas formas de construir comunidades pró-feministas incluem: a divisão compartilhada do trabalho; encorajar a voz e a liderança das mulheres de forma mais horizontal; respeitar a auto-identificação chamando pelo nome e pronome preferidos; ser proativo ao quebrar o silêncio sobre a violência sexual na sociedade em ...