Quais são os três tipos de solução?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Estado físico

  • Soluções sólidas: formadas por solutos e solventes em estado sólido. ...
  • Soluções líquidas: formadas por solventes em estado líquido e solutos que podem estar em estado sólido, líquido ou gasoso. ...
  • Soluções gasosas: formadas por solutos e solventes em estado gasoso.

Tipos de soluções
As soluções podem ser classificadas de acordo com o estado físico em que se encontram à temperatura ambiente, sendo essa denominação dada em: sólidas, líquidas ou gasosas.

Soluções sólidas: ouro 18 quilates, latão e outras ligas metálicas diversas. Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar. Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.

As soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Por exemplo, as ligas metálicas são soluções sólidas formadas pela fusão e mistura de dois ou mais metais; a água com o açúcar e o álcool com a água são soluções líquidas, e o ar é uma solução gasosa formada por vários gases.

As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.

Classificação das soluções quanto ao estado físico do solvente:

  • Sólidas: soluções em que o solvente está no estado sólido. Exemplo: ouro 18 quilates;
  • Líquidas: soluções em que o solvente está no estado líquido. Exemplo: refrigerante;
  • Gasosas: soluções em que o solvente está no estado gasoso. Exemplo: ar atmosférico.

2. Soluções gasosas: Nesse caso, todos os componentes são gasosos. Um exemplo mais comum é o ar atmosférico. Ele é composto de cerca de 78 % de gás nitrogênio, aproximadamente 20% de gás oxigênio, aproximadamente 1% de gás argônio e aproximadamente 1% de outros gases, como o gás carbônico e vapor de água.

As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos. No cotidiano, os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas. A medalha a seguir, por exemplo, foi produzida com a liga de bronze, que é uma mistura de aspecto homogêneo formada por estanho e cobre.

As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água. É normalmente mostrada em equações químicas com o subscrito (aq). A palavra aquoso refere-se a isto, ou dissolvido em água. Como água é um excelente solvente assim como naturalmente abundante, esta logicamente se tornou um solvente onipresente na química.

1. Acto ou efeito de solver. 2. Resolução de uma dificuldade, de um problema, etc.

Soluções iônicas: São compostas de solutos iônicos, por exemplo, NaCl em água. Soluções moleculares: São compostas por solutos de origem molecular, por exemplo, água com açúcar (C12H22O11 + água).

A solução saturada com corpo de fundo ocorre no momento que o soluto extrapola (não muito) a quantidade que o solvente é capaz de dissolver. Por exemplo, ao dissolver açúcar em água e o açúcar for em uma quantidade maior que o coeficiente de solubilidade do solvente, sobrará um pouco de açúcar no fundo do copo.

As soluções podem ser classificadas como insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Quando um determinado composto tem sua solubilidade máxima atingida em um solvente em uma determinada temperatura, entende-se que a solução é saturada.

Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água. Sendo o açúcar, o soluto e a água, o solvente.