Onde utilizamos a solubilidade em nosso dia a dia?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Solução formada por gases e líquidos: Podemos citar a bebida gaseificada como exemplo em nosso cotidiano de substância no estado gasoso dissolvida em um líquido. A solubilidade do gás no líquido depende, principalmente, de dois fatores: pressão e temperatura.

O que é Solubilidade:
Por exemplo, quando se mistura uma quantidade de sal (soluto) com a água (solvente), a solução será formada a partir da mistura entre esses dois componentes.

A solubilidade está muito associada ao preparo de soluções (misturas homogêneas), já que, para obtermos uma solução, é fundamental que o soluto utilizado seja solúvel no solvente. O solvente sempre possui um limite de soluto que consegue dissolver.

Alguns exemplos de solução presentes em nosso cotidiano.
Além das bebidas há outras soluções com diferentes finalidades, como: Álcool: utilizado para abastecer automóveis, diluir bebidas. Água oxigenada: utilizada nos salões para clareamento de cabelo, ou como anticépticos.

- Solúveis: os solutos solúveis são os que possuem a capacidade de dissolução no solvente; - Pouco solúveis: os solutos pouco solúveis são os que não possuem tanta facilidade de dissolução no solvente; - Insolúveis: os solutos insolúveis são os que não possuem a capacidade de dissolução no solvente.

  • Cafés.
  • Chás.
  • Solúveis.
  • Suplementos.
  • Xaropes e Bebidas.
  • Acessórios.
  • Ofertas.

A solubilidade é uma propriedade física da matéria que indica a quantidade de soluto dissolvida em um determinado solvente. Solução é uma mistura homogênea formada por um solvente (material que dissolverá outro) e um soluto (material que será dissolvido).

Uma das formas encontradas para isso é mergulhando os grãos em água quente cheia de substâncias químicas do café, com exceção da cafeína. A cafeína presente nos grãos se dissolve na água, que é descartada, e como os grãos ficam saturados com as outras substâncias, o sabor do café quase não se altera.

E sobre o processo de dissolução do sal na água, ele é um processo que, graças à atração eletrostática entre íons (como o sal) e dipolos (como a água), faz com que os átomos de sódio sejam empurrados para dentro da solução de moléculas de água. Tal força de atração é também governada pela Lei de Coulomb.

Isso acontece porque seu grupo OH realiza ligações de hidrogênio com as moléculas de água.

Um exemplo de solução é a mistura de água e açúcar, tendo a água como solvente e o açúcar como soluto. A água é considerada o solvente universal, devido ao fato de dissolver uma grande quantidade de substâncias.

As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.

  • a) Sólido – Líquido. Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. ...
  • b) Líquido - Líquido. ...
  • c) Gás - Líquido.

Soluções

  • Soluções sólidas: ouro 18 quilates, latão e outras ligas metálicas diversas.
  • Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar.
  • Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.

A solubilidade é uma propriedade muito importante das substâncias, sendo que ela é uma característica que depende do solvente. A água é muitas vezes chamada de “solvente universal” porque ela consegue dissolver uma quantidade muito grande de solutos.