Porque a naftalina não se dissolve na água?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 2 votos

A naftalina flutua porque a densidade do líquido é alterada definitivamente, tornando-se maior que a da naftalina. IV. O gás desprendido na reação do comprimido com a água adere à superfície da naftalina e a faz boiar.

Naftalina é solúvel em alguns tipos de álcool. Tá certo que ela sublima se deixada em ambiente exposto, mas é possível dissolver ela também. Tanto é que existem compostos de naftalina dissolvida em álcool para passar diretamente nas superfícies.

A naftalina tem a capacidade de sofrer sublimação, isto é, passar diretamente do estado sólido para o gasoso. Assim, são os vapores liberados que matam as traças e suas larvas.

A naftalina é caracterizada, principalmente, pela sua capacidade de sublimação, que é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. Sob a forma de gás, a substância produz um vapor tóxico, e, devido a essa propriedade, é há muito tempo utilizada como repelente de traças e baratas.

A naftalina, quimicamente falando, é um hidrocarboneto aromático que apresenta fórmula molecular C10H8. Naftalina: molécula constituída por dois anéis benzênicos condensados. Características físicas da naftalina: substância branca, volátil e com odor característico.

O naftaleno, por ser apolar, dissolve-se melhor em solventes apolares. A água é um solvente polar, logo o naftaleno apresenta uma baixa solubilidade em água.

desinfetado vai ficar sem Germes e bactérias e com aquele perfume aquele cheiro maravilhoso dá para lavar o banheirinho já passar o desinfetante também.

Quanto ao uso de produtos químicos domésticos, como naftalina, água sanitária, desinfetante e produtos de limpeza em geral, estes podem até acabar afastando temporariamente os ratos dependendo do cheiro, mas eles tendem nesse caso a se deslocar por outros caminhos, no intuito de evitar o odor.

Então a naftalina espanta baratas?!
Sim, o gás liberado pela naftalina permanece no ambiente e diversos tipos de insetos acabam se afastando por conta do cheiro forte.

O princípio ativo da naftalina é explicado por uma característica física bem interessante: a sublimação, esta se define como a passagem do estado sólido para o gasoso de forma direta. Uma vez sublimada, a naftalina se apresenta no estado de vapor tóxico para os micro-organismos indesejáveis.

Em chuvas fortes, a naftalina pode facilmente se misturar à água e contaminar as águas, prejudicando os animais aquáticos e nós mesmos. Mesmo que você deixe a naftalina na sua horta que nem você, nem crianças e nem animais vão, você ainda poderá ter problemas.