Qual é a base da questão social?

Perguntado por: npilar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 19 votos

O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social. Descubra mais sobre o significado do Capitalismo.

A questão social expressa portanto disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico- raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal.

A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário polí- tico da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.

Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil. Podemos citar também a habitação precária, a discriminação no emprego, o abuso e negligência infantil e tantos outros.

A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...

A "nova questão social", por sua vez, decorre do crescimento do desemprego e do surgimento de novas formas de pobreza.

O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

O Estado assume, também, o papel de administrador da força de trabalho, onde através de uma rede de serviços sociais busca reduzir as desigualdades e o desemprego, configurando-se como Estado de Bem-Estar Social.

Assim é que, a questão socialse nos apresenta nas suas objetivações, em concretos que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho, onde o objetivo é acumular capital e não garantir condições de vida para toda a população.

Marx e Engels

A teoria social de Marx e Engels nos fornece um instrumental teórico-meto- dológico capaz de dar precisão conceitual à expressão “questão social”, definindo-a como a exploração do trabalho assalariado pelo capital e a luta política do movimento operário contra esta exploração e suas múltiplas expressões.

Dado esse pressuposto, passa- se à conceituação de Iamamoto (2001) como ponto inicial do debate: A questão social diz respeito ao conjunto das expressões de desigualdades engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado.

2 QUESTÃO SOCIAL NO CRAS
Quando se fala em questão social, de imediato se associa o termo a problema social geralmente com classe3 determinada, a dos pobres. Dependendo da perspectiva de análise, pode ser vista como disfunção, anomia social, ou até mesmo ameaça a ordem social vigente.

As respostas dadas pelo Estado às manifestações da questão social são limitadas e não conseguem ultrapassar o viés da emergência, da assistência, do clientelismo, do imediato e do conservadorismo, apesar do avanço legislativo e dos discursos pró- inclusão, pró-redução da pobreza, pró-social.

Assim sendo, o tratamento da questão social passa a ser segmentado, filantrópico, moralizador e comportamental. A ação é de educação e de filantropia.

A pobreza se constitui pelo não acesso à riqueza socialmente produzida, fator que, no sistema capitalista, enriquece poucos e empobrece muitos. Sistema que potencializa a manifestação das expressões da questão social.

Grande notícia para o Serviço Social brasileiro: a assistente social e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marilda Iamamoto, foi agraciada com o prêmio Katherine Kendall, concedido pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets).