Qual a importância da questão social?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 13 votos

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política.

Esse profissional é responsável por assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos. Seja no âmbito físico, psicológico ou social. E como isso acontece? Por meio de atividades de assistência, que podem ser executadas em instituições públicas ou privadas, órgãos jurídicos, empresas, escolas e demais centros de acolhimento.

A questão social surgiu no século XIX com o intuito de exigir a formulação de políticas sociais em benefício a classe operária, que estavam em pobreza crescente. O conceito de questão social está ligado a forma como a riqueza em sociedade é produzida e repartida.

A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário polí- tico da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.

A questão social expressa portanto disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico- raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal.

A Assistência Social
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

77): “A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.

A "nova questão social", por sua vez, decorre do crescimento do desemprego e do surgimento de novas formas de pobreza.

Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil. Podemos citar também a habitação precária, a discriminação no emprego, o abuso e negligência infantil e tantos outros.

Ou seja, a “questão social” nada mais é do que o conjunto de problemas sociais devidos a uma sociedade desigual, que tem suas manifestações expressas através da falta de moradia, fome, violência, miséria, problemas que são frutos da exploração desse modo cruel de acumulação.

representa a base de fundação do serviço social como especialização do trabalho. refere-se tão somente à situação de desemprego por que passa grande parte da população brasileira. representa o principal instrumento de trabalho do assistente social.

As respostas dadas pelo Estado às manifestações da questão social são limitadas e não conseguem ultrapassar o viés da emergência, da assistência, do clientelismo, do imediato e do conservadorismo, apesar do avanço legislativo e dos discursos pró- inclusão, pró-redução da pobreza, pró-social.

A pobreza se constitui pelo não acesso à riqueza socialmente produzida, fator que, no sistema capitalista, enriquece poucos e empobrece muitos. Sistema que potencializa a manifestação das expressões da questão social.

A 'questão social' não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no ce- nário político da sociedade, exigindo seu re- conhecimento como classe por parte do em- presariado e do Estado.

Sabe-se que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social teve por objetivo a construção de um perfil profissional mais crítico, para uma melhor orientação e redimensionamento do exercício profissional do Serviço Social. A partir dessa premissa perguntamos a profissional o que a mesma compreende por este movimento.

No entanto, existem alguns valores que são apresentados como “universais”, pois estão presentes em quase todas as sociedades do mundo por serem considerados importantes para uma vida social harmoniosa. Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.