Por que a mancha de petróleo não e solúvel na água?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O tipo de força intermolecular presente na água é diferente da existente no óleo, a água é polar e o óleo é apolar, ou seja, as moléculas não interagem. Para este conteúdo se aplica a seguinte regra: “Semelhante dissolve semelhante”. Portanto, o óleo não se mistura com água.

O óleo de cozinha possui uma solubilidade muito pequena em água, primeiro porque o óleo é apolar e a água é polar, segundo porque as moléculas de água se atraem e se agrupam com muita força (por ligação de hidrogênio) e as moléculas de óleo não conseguem ficar entre duas moléculas de água vizinhas.

Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água. Assim, em vez de dissolver-se, substâncias apolares (como, por ex., os óleos) permanecem separadas e formam camadas ou gotículas quando acrescentadas à água.

Por que a gasolina não se mistura com a água? Explicação química: A resposta se baseia na regra “Semelhante dissolve semelhante”. A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.

Então, pode-se dizer que a água é mais densa que o óleo porque suas moléculas estão mais unidas e assim há uma quantidade maior de moléculas de água, se comparadas num mesmo volume.

Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc. O óleo por sua vez é composto por ligações apolares e por isso não é miscível com água, mas se mistura com gasolina por ser esta também um composto apolar.

Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente. A areia (soluto), por exemplo, é insolúvel na água.

O teste da solubilidade de uma substância orgânica é realizada em água, NaOH 5%, NaHCO3 a 5%, HCl 5% Fria, H2 SO4 concentrado. Uma substância é considerada "solúvel" se dissolve na medida de 3,3 g/100 ml de solvente. Esses testes podem fornecer três tipos de informação: A presença de um grupo funcional.

Com base nas fórmulas estruturais dos compostos etano, etanol, ácido etanoico e metoximetano, pode-se concluir que os compostos mais solúveis em água são: a) etano e metoxietano.

Sendo assim, a água é uma molécula polar, em que o átomo de oxigênio possui maior eletronegatividade do que o átomo de hidrogênio. O átomo de oxigênio consegue atrair elétrons com mais intensidade e força que o átomo de hidrogênio, adquirindo, assim, sua polaridade. Ou seja, há presença de cargas positivas e negativas.