É um exemplo de solução?

Perguntado por: dmartins7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Um exemplo de solução é a mistura de água e açúcar, tendo a água como solvente e o açúcar como soluto. A água é considerada o solvente universal, devido ao fato de dissolver uma grande quantidade de substâncias.

As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.

  • a) Sólido – Líquido. Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. ...
  • b) Líquido - Líquido. ...
  • c) Gás - Líquido.

Tipos de soluções
As soluções podem ser classificadas de acordo com o estado físico em que se encontram à temperatura ambiente, sendo essa denominação dada em: sólidas, líquidas ou gasosas.

Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.

1. Soluções sólidas: Todos os componentes desse tipo de solução encontram-se no estado sólido na temperatura ambiente. Por exemplo, o latão é uma liga metálica muito utilizada para produzir instrumentos musicais, sendo formado por uma mistura de 95 a 55% de cobre e 5 a 45% de zinco.

As soluções podem ser classificadas como insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Quando um determinado composto tem sua solubilidade máxima atingida em um solvente em uma determinada temperatura, entende-se que a solução é saturada.

Uma mistura de soluções de mesmo soluto ocorre quando duas ou mais soluções que apresentam o mesmo soluto e o mesmo solvente são adicionadas em um único recipiente.

Classificação das soluções quanto ao estado físico do solvente:

  • Sólidas: soluções em que o solvente está no estado sólido. Exemplo: ouro 18 quilates;
  • Líquidas: soluções em que o solvente está no estado líquido. Exemplo: refrigerante;
  • Gasosas: soluções em que o solvente está no estado gasoso. Exemplo: ar atmosférico.

As soluções aquosas podem ser ácidas, básicas (ou alcalinas) ou neutras. Quando uma substância se dissolve em água, forma-se uma mistura homogénea que se designa por solução aquosa. A 25 ºC, as soluções com pH < 7 são ácidas, as soluções com pH = 7 são neutras e as soluções com pH > 7 são básicas.

Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água. Sendo o açúcar, o soluto e a água, o solvente.

Soluções são misturas de duas ou mais substâncias, elas podem ser classificadas adotando os seguintes critérios: Estado de agregação, Razão soluto/solvente e Natureza das partículas dispersas.

Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água. É normalmente mostrada em equações químicas com o subscrito (aq). A palavra aquoso refere-se a isto, ou dissolvido em água.

Os componentes de uma solução são o soluto e o solvente. O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve.

Soluções gasosas: todos os componentes se encontram no estado gasoso, elas têm a estrutura típica dos gases, mas com uma diferença, as moléculas na solução não são todas iguais. Exemplo: o ar que respiramos é uma solução gasosa formada basicamente pelos gases nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2).

O PREPARO DE SOLUÇÕES DEVE SEGUIR A SEGUINTE ORDEM (SÓLIDOS): 1. Pesar o soluto; 2. Dissolver o soluto em um béquer usando uma pequena quantidade de solvente; 3. Transferir quantitativamente para o balão volumétrico; 4.

Uma solução saturada ocorre quando um determinado solvente (material que dissolve outro) dissolve o máximo de soluto que é capaz de dissolver, e seu aspecto pode ser homogêneo ou heterogêneo.