O que é Gaslighting e Manterrupting?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Em português, o termo poderia ser definido como “abuso emocional”, um tipo de violência psicológica. Já o manterrupting é quando uma mulher está explicando algo e, antes de terminar, é interrompida por um homem.

O termo manterrupting é usado para descrever uma situação onde um homem interrompe a fala de uma mulher antes de ela terminar o que está falando. A palavra vem do inglês e é a junção de “man” (homem) e “interrupting” (interrupção). Em tradução literal significa “interrupção masculina”.

O manterrupting é a interrupção desnecessária, enquanto o mansplaining (neologismo de "homem" e "explicação") ocorre quando o homem tenta explicar o óbvio para as mulheres considerando que elas não sabem o que estão dizendo. A explicação pode ocorrer até mesmo quando o assunto já é de domínio dela.

O que é gaslighting: exemplos de frases típicas de quem pratica gaslighting. O manipulador costuma falar coisas como “você enlouqueceu” ou “não foi assim que aconteceu” ou “você é muito sensível” para tentar convencer a vítima de que ela está errada.

Quando uma mulher está explicando alguma coisa e, antes de terminar, é interrompida por um homem. Essa interrupção tem nome e é conhecida como “mansplaining” ou "manterrupting".

Mansplaining: Quando um homem explica algo que é óbvio para aquela mulher (por exemplo: um homem não psicólogo explicando sobre psicologia para uma mulher psicóloga), quando um homem tenta explicar os sentimentos, pensamentos, comportamentos e o próprio funcionamento do corpo da mulher para ela mesma (por exemplo, um ...

Encoraje a comunicação aberta: Promover a comunicação entre as pessoas colaboradoras e encorajar a escuta ativa pode ser a chave para combater o mansplaining e manterrupting. As mulheres devem se sentir confortáveis em expressar suas ideias e opiniões sem medo de serem interrompidas ou desrespeitadas.

Ainda sem tradução para o português, esse tipo de abuso acontece quando uma pessoa distorce a situação com a finalidade de fazer com que a pessoa abusada duvide da própria memória. Assim sendo, o gaslighting pode ser a causa de um relacionamento abusivo, uma vez que envolve mentiras e enganações frequentes.

Sororidade é um conceito ligado ao feminismo que significa a prática de empatia, confiança, cooperação e acolhimento entre mulheres.

Quem pratica o gaslighting geralmente usa pessoas próximas da vítima para desestabilizar sua autoconfiança. No caso de filhos, podem dizer que a pessoa não é boa o suficiente como pai ou mãe, que não faz nada certo, ou que vive cometendo erros, por exemplo. O mesmo pode ocorrer com vínculos familiares ou de amigos.

O narcisista manipulador tem muita dificuldade em escutar não porque acredita que sempre tem razão e que todos os seus desejos devem ser cumpridos. Esse tipo de gente não aceita opiniões diferentes da sua, chegando a fazer inúmeras ameaças quando sente que não tem o controle da situação.

Quem pratica gaslighting não consegue lidar com pessoas assertivas e seguras de si. Confie em seu posicionamento e não permita que o mentiroso desconverse ou fantasie cenários não condizentes com a realidade. Se necessário, converse com outros indivíduos para ter provas do comportamento dele.

Vítimas que sofrem com o gaslighting têm a sua autoconfiança e autoestima abaladas. As consequências geralmente aparecem no âmbito emocional e psicológico. A vítima se torna dependente da opinião do outro para situações cotidianas e corriqueiras em que consegue lidar sozinha.

Veja aqui três estratégias que você pode empregar para se proteger contra essa tática de relacionamento nociva.

  1. Identifique os sinais de alerta precocemente. ...
  2. Fale e seja assertivo. ...
  3. Estabelecer limites firmes e possivelmente abrir mão do relacionamento.

A violência psicológica, um tipo de abuso em que o agressor manipula o emocional de suas vítimas, quando está presente em relacionamentos, ela também pode ser conhecida como gaslighting.