Como os mitos interferem na vida das pessoas?

Perguntado por: alima3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Mitos apresentam ensinamentos fundamentais relacionados com a origem do universo, do homem, das relações dos homens entre si e com os deuses. A verdade fundamental transmitida pelo mito é demonstrada pela ação e modo de ser de seus personagens que vivem diversas situações diferentes.

O mito desempenha uma função social, ou seja, determinado grupo de pessoas unese e tem no mito o principal ponto de união. A função do mito não é, primordialmente, explicar a realidade, mas acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador.

Os mitos fazem sentido e explicam a realidade por caminhos não racionais. Antes da filosofia grega descobrir o raciocínio lógico já no século V antes de Cristo, a origem do mundo era explicada pelos mitos, seus movimentos e vir-a-ser.

Os mitos cumprem o papel de ensinar através de histórias repletas de simbolismo, que relacionam elementos sobrenaturais com a vida dos seres humanos, dando lições sobre como se deve viver.

O mito teve significado e importância para cada povo, influenciando e contribuindo na formação da identidade e na construção da cultura, criando um elo entre o homem e suas origens, além de influenciar a história de cada indivíduo diante dos acontecimen- tos.

Os mitos se relacionam com a vida social, a religiosidade, o modo de pensar de cada povo. Eles expressam maneiras diferentes de compreender o surgimento do Universo, da Vida, da Humanidade e do Planeta onde vivemos. Os mitos fazem parte da cultura e da religião de todos os povos.

Os mitos sobrevivem como crendices, como invenções inocentes e mal-intencionadas. As redes sociais são o veículo da disseminação dos mitos atuais, porém, muitos mitos antigos seguem povoando a sociedade humana. Há, por exemplo, quem ainda acredite que a Terra é plana e que leite com manga faz mal à saúde.

Seus mitos eram contados para ajudar as pessoas a perceberem a diferença entre o certo e o errado, ensinar virtudes como a humildade e a nunca pensarem que eram imortais. Além disso, eram narrativas sobre heróis, que mostravam como a verdadeira grandeza era alcançada por aqueles que tentavam, ousavam e até falhavam.

Para o autor, os mitos, ao se utilizarem da imaginação, facilitam o acesso da consciência ao inconsciente coletivo. Na contemporaneidade o mito é muito utilizado no contar de estórias as crianças. Há nas estórias infantis modelos de organização psíquica altamente estruturantes.