Como não queimar o óleo para fritar bife à milanesa?

Perguntado por: wpimenta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Um truque para frituras crocantes, sem queimar o óleo e sem fazer sujeira fez o maior sucesso no perfil Cozinha Para Pobre. A técnica consiste em molhar o alimento à milanesa na água antes de fritar - o que obviamente é bastante polêmico!

2-Reduza a temperatura do óleo abaixo de 130°C, enquanto não estiver fritando. Esta prática garante que óleo não oxide por temperatura além do necessário, pois nesta temperatura a taxa de oxidação é praticamente igual a temperatura ambiente. 3-Mantenha o nível do óleo corretamente.

Para garantir um empanado selado, uma casquinha crocante e um bife cozido, o óleo não pode estar nem frio e nem quente demais. A dica é apostar no antigo, mas eficiente truque com o palito de fósforo na frigideira: quando ele acender, significa que está na hora de fritar a comida.

É preciso manter o alimento o mais seco possível antes de começar o empanamento. “Se estiver muito úmido, a água vai evaporar durante a fritura e formar uma bolha entre o alimento e o empanado. É aí que a camada crocante se descola”, explica o chef e professor de gastronomia Guilherme Guzela.

Se for usar para frituras, não tampe a panela pois o óleo quente pode danificar as peças de borracha ou silicone.

Comece misturando cerca de 3 colheres de sopa de amido de milho com um pouco de água até dissolver tudo. Em seguida, despeje a mistura no óleo sujo. Ligue, então, o fogo e espere que comece a esquentar. A preparo com amido de milho vai cozinhar e se solidificar e as sujeiras do óleo vão começar a grudar nela.

de alho ajuda a manter o óleo clarinho durante a fritura.

Simplesmente passar no ovo batido e depois na farinha funciona. Mas o empanado mais clássico é feito passando primeiro na farinha de trigo, mais fina, depois no ovo batido que age como “cola” e então finalizado na farinha de rosca, granulada e perfeita para dar a crocância que faz até barulho quando mordemos.

Bata muito bem os ovos até eles formarem uma “espuma”. Use dois tipos de farinha, a de rosca e a de trigo. Passe primeiro no ovo e deixe escorrer um pouco, passe em seguida na farinha de rosca cobrindo a carne toda e peneire em cima com um pouco de farinha de trigo. Isso resultará em uma casquinha crocante no empanado.

A grosso modo, ela consiste em aderir em toda a superfície do alimento uma camada uniforme de farinha de pão, também conhecido como farinha de rosca, e, em seguida, fritar por imersão ou grelhar em frigideira untada com um fio de azeite.