Como limpar o baço naturalmente?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Vegetais de raiz, batata doce e verduras folhosas são nutrientes essenciais para o baço. Além de cenoura, abóbora, maçã, gengibre, cevada, arroz e alho. Por fim, beba pouco líquido durante as refeições, e para reduzir a fermentação digestiva, separe as frutas e alimentos que contém açúcar da sua refeição principal.

9h às 11h - Atenção ao baço e pâncreas - plante jambolão, pata de vaca, espinheira santa, salsa, malva e alecrim.

Normalmente, os médicos conseguem sentir um baço aumentado, mas podem ser realizadas ultrassonografias e outros exames por imagem para se determinar o tamanho do baço. O tratamento do distúrbio que está fazendo o baço crescer em geral resolve o problema, mas, às vezes, o órgão precisa ser removido.

O baço/pâncreas tem preferência por alimentos com sabor doce. Alguns deles são: mel, castanha, amêndoa, noz, soja, grão de bico, feijão, abacate, banana, mamão, manga, mandioca, abóbora, beterraba, batata, batata doce, cará, cenoura, milho, couve-flor, carne de porco, chá de camomila, erva doce e cidreira.

Chá de cavalinha
Esse chá também tem ação diurética e é útil no processo de alívio do inchaço.

Nesse processo, o indivíduo deve tomar um litro de suco de maçã, azeite de oliva, água e se alimentar apenas de alimentos mornos. Também deve ser evitado o consumo de carnes, laticínios, frituras, gorduras, açúcar e industrializados.

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

Tratamento do baço
A fitoterapia chinesa trata toda a falta de energia do baço com fórmulas contendo ginseng e outros tônicos para o baço, como astrágalo e atractylodes.

O exame tem como objetivo analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.

Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço

  1. 1- Soluços.
  2. 2- Dificuldade de alimentação.
  3. 3- Aumento do volume abdominal.
  4. 4- Dor no hipocôndrio esquerdo.

As principais doenças que podem causar o aumento do baço são: Infecções agudas ou crônicas (ex: mononucleose, esquistossomose, endocardite, tuberculose, etc) Doenças imunológicas (ex: lúpus, anemia hemolítica imune) Doenças hematológicas benignas (ex: talassemia, anemia falciforme na infância)

Melancolia (remoer pensamentos) afeta o Baço. Tristeza (mágoa, pesar) afeta os Pulmões. Medo afeta os Rins. Choque afeta os Rins e o Coração.

Quando o baço é removido ou não funciona, o corpo perde parte da sua capacidade de produzir anticorpos de proteção e de eliminar microrganismos não desejados do sangue. Como resultado, a capacidade do corpo de combater infecções fica prejudicada.

As pessoas que têm uma doença do baço ou que não têm o baço recebem antibióticos logo ao primeiro sinal de infecção. As crianças que não têm baço devem tomar antibióticos, normalmente penicilina ou ampicilina, de forma contínua pelo menos até os 5 anos para se evitar uma infecção na corrente sanguínea.