Como identificar uma figura de pensamento?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Figuras de pensamento são caracterizadas por termos ou expressões empregados em sentido figurado e atrelados ao campo do pensamento, ou seja, da ideia. As figuras de pensamento estão atreladas ao campo das ideias, do pensamento.

Consiste na atribuição de ações, sentimentos ou qualidades humanas a objetos, seres irracionais ou outras coisas inanimadas, por exemplo: O vento suspirou essa manhã. Nesse exemplo, sabemos que o vento é algo inanimado que não suspira, sendo esta uma “qualidade humana”.

O que são figuras de pensamento? Trata-se de recursos de linguagem que utilizamos com o objetivo de alterar os sentidos das palavras e/ou expressões. Quando alteramos o campo semântico e os sentidos das palavras e expressões, criamos as Figuras de Pensamento, uma das quatro classificações das Figuras de Linguagem.

Formas planas são aquelas que possuem duas dimensões, como o triângulo e o quadrado. Polígonos são figuras planas fechadas por segmentos de reta. Não polígonos são figuras planas que não satisfazem a definição de polígono. Formas espaciais são aquelas que possuem três dimensões, como o cubo e o cone.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Significado de figura: Pessoa engraçada, diferente, que chama a atenção.

O pensamento diz respeito à elaboração de conceitos, articulando-os em juízos e constituindo raciocínios para solução de quaisquer problemas deparados. Conceitos seriam os significados das palavras e a capacidade de relacionar as palavras a seus significados.

ironia (inversão); antítese (convivência de opostos); paradoxo (opostos que juntos prejudicam a coerência); personificação (seres irracionais e inanimados com características humanas);

As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Uma forma é a forma de um objeto ou o seu limite externo, estrutura de tópicos, ou a superfície externa , ao contrário de outras propriedades, como cor, textura ou composição do material.

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso. Para entender melhor essa diferença veja os exemplos abaixo: Dormir e acordar está difícil. (antítese) Estou dormindo acordado. (paradoxo)

O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete. Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível.