Como identificar um complemento?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.

Complemento ou complemento opcional é a informação que serve para dar a localização exata da sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço.

O complemento nominal completa o sentido de um nome, podendo esse ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. Por sua vez, o complemento verbal completa o sentido de um verbo. O complemento verbal pode ser um objeto direto ou indireto, a depender da necessidade ou não de preposição regendo o verbo.

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Os complementos verbais são termos integrantes da oração que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos. A oração possui elementos que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos e nomes: são os termos integrantes da oração.

O complemento pode ser o número do seu apartamento (ex.: apt. 42) ou a letra que indica a sua casa dentro de uma vila (ex.: Casa A). Importante lembrar que preencher o campo complemento não é obrigatório, já que há muitos endereços sem complemento.

Quando um verbo auxiliar aparece na oração, o pronome de complemento deve obrigatoriamente aparecer antes do verbo ou logo após — e jamais entre os dois. Alguns exemplos: “Mi madre va a comprarmelo”. (Minha mãe vai comprá-lo para mim).

Complemento é a diferença entre o maior algarismo possível na base e cada algarismo do número. Através da representação em complemento a subtração entre dois números pode ser substituída pela sua soma em complemento.

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

Termos essenciais da oração: sujeito e o predicado da oração; Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.