Como identificar ódio?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 5 votos
  1. Ofensas. Palavras que desrespeitam o interlocutor são o sinal mais evidente de ódio: burro, idiota, encostado...
  2. Ataque pessoal. ...
  3. Palavras carregadas. ...
  4. Estigmatização. ...
  5. Bode expiatório. ...
  6. Neologismo ofensivo. ...
  7. Espantalho. ...
  8. Versão editada.

Psicólogos indicam que o ódio vem do medo, de ser obrigado olhar para dentro de si e lidar com todos os traumas, com a própria história, o que pode criar um senso de ameaça constante, combatido instintivamente com o ódio. Alguns neurocientistas apontaram que o amor e o ódio nascem no mesmo lugar no cérebro humano.

O ódio, originalmente, é uma forma de aversão profunda, causada pelo medo ou pela raiva. Odiar algo ou alguém é um sinal evidente do quão vulneráveis estamos ao poder que aquela pessoa ou aquela situação exerce sobre nós. Quando há indiferença, obviamente não há ódio.

Trata-se de um caso em que há uma emoção negativa e uma emoção positiva em relação à mesma pessoa. O ódio nunca nasce da indiferença, e esse sentimento pode ter origem no medo de perder o outro, receio de ser rejeitado ou até mesmo ser uma reação desencadeada por uma admiração profunda.

O sentimento de ódio pode causar alterações fisiológicas como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e até insônia. Procure um Psicólogo para te ajudar a lidar com esse sentimento, com essa pessoa.

O ódio é uma emoção aglutinadora, que não admite hesitações, interpretações alternativas ou neutralidades. *Publicado em agosto de 2020. Ódio é uma emoção duplamente negativa. Quando se expressa, faz mal contra quem se dirige, enquanto envenena aquele que o sente.

Tanto quanto o amor, o ódio nasce de representações e desejos conscientes e inconscientes, os quais refletem mais ou menos o narcisismo fisiológico que nos faz pensar sermos muito especiais. Assim como o amor, só odiamos aquilo que nos for muito importante.

"Do ponto de vista coletivo, o ódio é capaz de levar a manifestações de hostilidade, agressividade e prejuízo da urbanidade, dificultando o convívio com a diversidade e a tolerância com o outro", diz Casais. É fácil comprovar como a emoção é capaz de mobilizar multidões e provocar os mais variados conflitos.

Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

60 horas

Já o ódio tem uma duração média de 60 horas e a alegria, de apenas 35 horas.

O ódio não é simplesmente uma emoção, mas um mix psicológico composto de três elementos (inclusive os mesmos do amor), a saber: intimidade (negada), paixão, empenho. Dependendo de como estas características de ativam e se cruzam surgem os diversos tipos de ódio e modos de odiar.

Conheça os sinais que indicam que a pessoa te odeia

  1. Direção do olhar. Uma boa forma de descobrir se alguém gosta de você ou não é observando os olhos. ...
  2. Diferença de tratamento. ...
  3. Ser evitado. ...
  4. Emoções exageradas. ...
  5. Falta de abertura.

Veja quais são:

  1. Passo 1: Reconhecer os sintomas.
  2. Passo 2: Conversar com alguém de confiança.
  3. Passo 3: Ter empatia.
  4. Passo 4: Conversar de forma assertiva.
  5. Passo 5: Escolher perdoar.

ódio

No estágio mais agudo, este sentimento ganha uma versão extrema e perigosa: o ódio! Que como dito popular, é capaz de cegar e despertar os mais primitivos instintos, afinal, literalmente, o ódio mata. Mata pessoas, relacionamentos.

Quando alguém te magoa, a primeira reação talvez seja o afastamento, já que se ofender com algo pode mexer com nosso ego, antes de qualquer coisa. Isso às vezes é importante para tomar o tempo certo e conseguir elaborar de forma saudável os seus pensamentos e as suas dores com relação ao que aconteceu.

A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes, é possível percebê-la no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.