Quantas cooperativas têm o MST no Brasil?

Perguntado por: ldamasio2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Hoje o MST conta com 160 cooperativas, 120 agroindústrias e 1900 associações em todo o Brasil, que atuam no fortalecimento da solidariedade Sem Terra e potencializam as melhorias na produção dos assentamentos, constroem relações de trabalho mais igualitárias e melhoram a renda das famílias assentadas.

A maior parte das cooperativas estão em regiões como Sul e Sudoeste, mas o MST também tem avançado na criação e organização de cooperativas nos estados do Nordeste e no Norte.

Os assentamentos rurais do MST são grandes produtores agrícolas. A produção do MST é feita por 160 cooperativas, 120 agroindústrias e 1900 associações espalhadas pela maior parte dos estados brasileiros, totalizando mais de 450 mil famílias assentadas.

João Pedro Stedile (Lagoa Vermelha, 25 de dezembro de 1953) é um economista e ativista social brasileiro. É graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México.

Com mais de 450 mil famílias assentadas e 100 mil famílias acampadas, o MST produz alimentos como arroz, leite, carne, café, cacau, sementes, mandioca, cana-de-açúcar e grãos, que são beneficiados e preparados antes de serem entregues para doações.

Até vencimento dos títulos, em julho de 2026, elas terão que pagar pelo financiamento obtido na captação e garantir a remuneração do investidor com uma taxa prefixada de 5,5% ao ano. Cerca de 13 mil famílias devem ser beneficiadas pela operação.

O MST lidera há mais de dez anos a maior produção de arroz orgânico da América Latina, conforme o Instituto Riograndense de Arroz (Irga). A estimativa é colher mais de 16 mil toneladas na safra 2022/2023, em uma área de 3,2 mil hectares, segundo levantamento do Grupo Gestor.

O que o MST quer: o movimento reivindica terra para morar e produzir alimentos. Para isso, exige um Plano Nacional de Reforma Agrária, com previsão de quantas famílias serão assentadas nos próximos 4 anos; Quantas famílias precisam de terra: o governo federal afirma que são 80 mil famílias à espera de assentamento.

Atualmente, existem 961,3 mil famílias na condição de assentadas, vivendo em 9,2 mil assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, em um total de 88,3 milhões de hectares (Sipra, outubro/2014).

Nesse contexto, o MST procura, por meio de suas ações, pressionar o Incra para que cada vez mais famílias de sem-terras sejam assentadas e, consequentemente, que o processo de reforma agrária no território brasileiro torne-se amplo e efetivo.

Em 1984, apoiados pela Comissão Pastoral da Terra, representantes dos movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores rurais e outras organizações reuniram-se em Cascavel, Paraná, no 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, para fundar o MST.

Atuação do MST
Cerca de 350 mil famílias vivem nos assentamentos já conquistados. No entanto, continuam lutando pela desapropriação das terras improdutivas e se posicionam contra os projetos de barragens, grilagem de terras e o agronegócio.

O MST declara que seus objetivos principais, sintetizados no lema “terra para quem nela trabalha”, são: Lutar pela terra; Lutar pela Reforma Agrária; Lutar por mudanças sociais no país.