Como grudar o empanado?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Para garantir um empanado selado, uma casquinha crocante e um bife cozido, o óleo não pode estar nem frio e nem quente demais. A dica é apostar no antigo, mas eficiente truque com o palito de fósforo na frigideira: quando ele acender, significa que está na hora de fritar a comida.

É preciso manter o alimento o mais seco possível antes de começar o empanamento. “Se estiver muito úmido, a água vai evaporar durante a fritura e formar uma bolha entre o alimento e o empanado. É aí que a camada crocante se descola”, explica o chef e professor de gastronomia Guilherme Guzela.

Isso porque, carnes mais grossas podem não cozinhar uniformemente, além disso, tendem a soltar mais líquido durante a fritura, o que pode levar ao desprendimento da casca durante o preparo. Dica: antes de empanar, considere preparar uma marinada.

Simplesmente passar no ovo batido e depois na farinha funciona. Mas o empanado mais clássico é feito passando primeiro na farinha de trigo, mais fina, depois no ovo batido que age como “cola” e então finalizado na farinha de rosca, granulada e perfeita para dar a crocância que faz até barulho quando mordemos.

Mas como empanar sem ovo? Como recriar aquela textura que faz a farinha de rosca grudar no alimento? Descobrimos o segredo mágico: é só usar água com gás! Tem gente inclusive que empana usando cerveja, que também é uma bebida que contém gás.

"O alimento empanado é passado apenas na farinha antes de fritar. O resultado é uma crosta fina e delicada. Já o alimento à milanesa é envolvido por farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca, resultando em uma crosta grossa e crocante", diferencia a personal chef Bianca Folla.

Todos os segredos de uma boa fritura:
Devem ficar imersas no mesmo, por esta razão, verifique o tamanho da frigideira e a quantidade de óleo que vai usar, para calcular quanta batata pode colocar a cada vez. Nunca coloque mais óleo, que atinja 1/3 da altura da frigideira que for usar.

garante que o seu salgado fica mais sequinho depois de passar pelo processo de fritura, uma vez que evita que eles fiquem encharcados de óleo.

O truque do duplo empanamento é outro segredinho para a casquinha aderir bem à carne. Tempere o bife, passe pela farinha de trigo, mergulhe nos ovos batidos e deixe escorrer bem o excesso. Em seguida, passe pela farinha de rosca, volte a cobrir com os ovos e repita o empanamento com a farinha de rosca.

A farinha de rosca, usada pra empanar os alimentos, é fermentada e cheia de microcavidades, que absorvem muito óleo da fritura.

Dica: Para deixar a coxinha supercrocante, usar água com gás para a massinha do empanado.