Como foi o acidente de Halloween na Coréia?

Perguntado por: epinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A tragédia de Halloween na Coreia do Sul ocorreu em 29 de outubro de 2022, quando um pisoteamento aconteceu durante um festival de Halloween em Itaewon, Seul, na Coreia do Sul. Pelo menos 156 pessoas morreram e 172 ficaram feridas.

Durante uma festa de Halloween no bairro de Itaewon, 156 morreram e outras 133 ficaram feridas ao serem esmagadas por uma multidão que avançava em uma rua estreita.

"As pessoas caíram empilhadas umas sobre as outras como em um túmulo. Algumas gradualmente perderam a consciência e outras pareciam mortas naquele momento", disse uma testemunha à agência de notícias Yonhap. Em entrevista à rede local YTN, o médico Lee Beom-suk descreveu as cenas de tragédia e caos.

Mais de 100 pessoas morreram durante uma aglomeração em uma celebração de Halloween nas ruas de Seul, na Coreia do Sul, neste sábado (29), segundo as autoridades locais. Outras 150 pessoas ficaram feridas no esmagamento no distrito de Itaewon, em Seul, disse Choi Sung-beom, chefe do Corpo de Bombeiros de Yongsan.

A polícia sul-coreana concluiu nesta sexta-feira a investigação que apurou a tragédia no bairro de Itaewon, em Seul, durante as festividades de Halloween em 29 de outubro de 2022, quando uma superlotação de aproximadamente 100 mil pessoas em suas ruas estreitas causou 159 mortes.

No total, o país registrou 317.680 mortes em 2021. As causas com maiores porcentagens foram: Câncer = 26% Doenças cardíacas = 9,9%

O tumulto ocorreu em um beco estreito, causado por uma superlotação. Pessoas ficaram prensadas e caíram umas nas outras. O distrito de Itaewon é popular entre os jovens sul-coreanos e expatriados, com dezenas de bares e restaurantes que estavam lotados no sábado para o Halloween.

Segundo o oficial do departamento dos bombeiros Choi Sung-bum, pelo menos 120 pessoas morreram. Os relatos apontam que as vítimas tiveram paradas cardíacas e dificuldades respiratórias. O incidente parece ter sido causado por uma debandada devido ao tamanho da multidão.

Halloween chinês
Os jovens chineses de grandes cidades costumam comemorar a noite de Halloween em festas à fantasia, só por diversão. A tradição das fantasias é mantida, mas com menos abóboras e sem fazer “doces ou travessuras”.

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.

Ainda não está claro o que causou o incidente. Mas segundo as autoridades locais, a tragédia ocorreu em uma área elevada, de onde algumas pessoas caíram, causando um grande esmagamento. O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, convocou uma reunião de emergência para discutir o caso.

O naufrágio da balsa Sewol, na Coreia do Sul, em 16 de abril de 2014, matou 304 pessoas e foi particularmente comovente por um aspecto: a maioria das vítimas era de estudantes da escola secundária de Danwon, da cidade de Ansan-si, no sul do país.

Pessoas que estavam na festa, em sua grande maioria jovens entre 20 e 30 anos, lotaram alguns becos estreitos do bairro, conhecido pela vida noturna, e centenas delas acabaram ficaram esmagadas. A maioria dos 156 participantes da festa que morreu sofreu parada cardíaca. Outras pessoas 198 ficaram feridas.

A principal suspeita é que os becos estreitos, presentes na região onde acontecia a festa, teriam causado sufocamento de parte das pessoas, que ficaram esmagadas na multidão. Segundo fontes oficiais da Coreia do Sul, a maioria das vítimas estava em seus 20 anos.

O inquérito concluiu que a tragédia foi causada pela falha das autoridades locais em impor medidas protetivas e responder prontamente à situação de emergência. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas estavam na região naquele dia 29 de outubro para comemorar o Halloween .