Como fazer o cálculo do tempo de serviço?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

O cálculo considerando o tempo de serviço é mais simples do que o de férias. O valor do salário do funcionário deve ser dividido por 12 (meses de um ano) e então multiplicado pela quantidade de meses em que ele trabalhou. Seguindo no exemplo que dei acima teremos 1/12 multiplicado por 6.

Ele se encerra no último dia registrado na carteira ou no contrato de trabalho, geralmente após o cumprimento do aviso prévio. Assim, quando é calculado pela carteira de trabalho, o tempo de serviço vale desde a data que a CTPS é assinada, que fica marcada como data de emissão do trabalho.

O tempo é uma grandeza física presente na natureza e que tem a sua fluidez alterada pela velocidade. Algumas formas de calculá-la são: Δt=ΔS/Vm.

Como calcular o tempo de contribuição?

  1. Fazer a subtração entre as datas de início e fim (início - fim) de cada vínculo, começando pelos dias, depois os meses e os anos.
  2. Adicionar 1 dia a cada resultado (pra incluir na conta o dia do início)
  3. Somar todos os períodos.

Pelo INSS, você pode utilizar o site ou aplicativo “Meu INSS” para calcular seu tempo de contribuição / serviço.

A melhor forma de simular aposentadoria é pelo site ou aplicativo Meu INSS. A seguir explicamos o passo a passo para você consultar quando terá direito ao benefício.

Calcular dias / meses / anos decorridos
Calcular os dias decorridos é tão fácil, você só precisa aplicar esta fórmula = B2-A2, A2 é a data de início, B2 é a data de término. Dica: Para calcular o mês decorrido, você pode usar esta fórmula = DATEDIF (A2, B2, "m"), A2 é a data de início, B2 é a data de término.

Calcular a porcentagem de um valor é simples: basta multiplicar a porcentagem a ser encontrada pelo valor total e dividir por 100. Logo, se você quer calcular 5% de 1.000, a conta fica assim: (5 x 1.000) ÷ 100.

O tempo mínimo de contribuição exigido pela regra do pedágio de 100% é o mesmo exigido para a aposentadoria por tempo de contribuição antes da reforma da previdência: 35 anos de contribuição para homens; e. 30 anos de contribuição para mulheres.

Para quem tem 56 anos de idade e 30 anos de contribuição, a aposentadoria por tempo de contribuição pode ser uma opção viável. Como mencionado acima, para se aposentar por tempo de contribuição é necessário ter um tempo mínimo de contribuição de 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres), sem exigência de idade mínima.

O site CÁLCULO EXATO é um serviço gratuito que se propõe a auxiliar o usuário como simples referência e verificação de cálculos diversos. Este serviço não deve ser utilizado em substituição a um profissional habilitado.