Quais são os tipos de contratos?

Perguntado por: dbarbosa5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quais são tipos de contratos existentes?

  • Contrato por tempo indeterminado. ...
  • Contrato por tempo determinado. ...
  • Contrato de trabalho eventual. ...
  • Contrato de trabalho autônomo. ...
  • Contrato de experiência. ...
  • Contrato de teletrabalho. ...
  • Contrato temporário. ...
  • Contrato de trabalho intermitente.

subordinação – o funcionário realiza suas atividades com algum tipo de dependência do seu trabalhado, seja ela uma dependência econômica, técnica, hierárquica, jurídica ou até mesmo social; onerosidade – o contrato de trabalho é remunerado; pessoalidade – o colaborador não pode ser substituído por outro funcionário.

Casamento, locação residencial, compra e venda, contrato de empreitada e de prestação de serviços são alguns exemplos.

Contratos consensuais são aqueles que se formam com um simples acordo de vontades. Exemplo: compra e venda, doação, locação. Contratos reais são aqueles que além do acordo exigem a entrega de uma coisa. Exemplo: como- dato, mútuo e depósito.

O contrato de trabalho por tempo indeterminado é o modelo CLT padrão, no qual o colaborador é admitido em caráter permanente. É o tipo de contrato mais comum entre as empresas brasileiras e o mais favorável ao trabalhador, considerando aspectos como “estabilidade” e “previsibilidade”.

Podemos ter o contrato de compra e venda, com caráter bilateral e consensual; o contrato de troca ou permuta, no qual a troca de bens de valores desiguais é anulável, se não houver expresso consentimento entre as partes envolvidas; o contrato estimatório, no qual as partes envolvidas são o consignante (quem entrega a ...

Os tipos de contratos administrativos são: obras e serviços (construções e reformas), fornecimento (aquisição de bens), concessão (delegação de serviços públicos), gestão (por entidades sem fins lucrativos) e parceria público-privada (compartilhamento de investimentos e riscos em projetos de infraestrutura).

Entre os principais tipos de contratos comerciais estão os contratos de compra e venda, que estabelecem os termos para transações de bens ou mercadorias. Os contratos de prestação de serviços regulamentam a prestação de serviços entre as partes envolvidas.

Um contrato é um acordo de vontades firmado por duas ou mais pessoas, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos. A compra de um produto, seja ele uma caixa de fósforo ou uma bala, constitui um contrato; no caso, um contrato de compra e venda.

Art. 421 do Código civil: “a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”. A função social do contrato limita a autonomia da vontade quando esta entra em confronto com o interesse social, desafia a concepção clássica de que os contratantes podem fazer tudo.

A Nova Lei de Licitações e Contratos, Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, está em vigor desde 1º de abril de 2021, data de sua publicação.

A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.

As principais características do contrato de trabalho são: bilateral, consensual, oneroso, comutativo, sinalagmático e de trato sucessivo.

5 dicas para reconhecer um bom contrato

  1. 1) Identificação das partes. Um bom contrato deve identificar as partes da relação de forma clara. ...
  2. 2) Objeto do contrato. ...
  3. 3) Direitos e deveres das partes. ...
  4. 4) Tente pensar o máximo possível nos desdobramentos. ...
  5. 5) Passar pela análise de um advogado (a)

De acordo com o artigo 104, do Código Civil, para que os contratos sejam considerados válidos, devem se fazer presentes os seguintes requisitos: (i) partes capazes; (ii) objeto lícito, possível e determinado (ou determinável); e (iii) forma prescrita ou não defesa em lei.

· Contrato formal é aquele que, para produzir efeitos, além da vontade das partes, a lei exige determinada forma legal. · Contrato solene é aquele em que a lei exige como elemento de sua existência que a vontade dos contratantes seja externada através da lei.