Como a contabilidade pode ajudar as pessoas?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Planejamento sucessório: A contabilidade também pode ajudar na preparação de um planejamento sucessório adequado, fornecendo orientações sobre questões tributárias, transferência de patrimônio, testamentos, doações e outras questões relacionadas à transição de bens e recursos financeiros para as gerações futuras.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Por isso, a contabilidade garante segurança de informações e traz subsídios para um bom planejamento empresarial capaz de reduzir os gastos, analisar todo o seu patrimônio e manter as contas em dia. Olhando para qual o objetivo da contabilidade, podemos dizer que ela tem um papel fundamental em qualquer empresa.

A importância da Contabilidade para pessoas físicas se dá à medida que a mesma busca fornecer informações sobre a situação financeira com base nos fatos ocorridos no patrimônio do indivíduo, possibilitando a oportunidade de administração da vida financeira, observando possibilidades de economias extras de recursos para ...

Importância da contabilidade em nosso cotidiano
Com uma base contável estável, um indivíduo pode realizar compras e adquirir bens sem medo de enfrentar um decorrente prejuízo, correndo menos riscos financeiros e tomando decisões acertadas para seu futuro.

Reduzir custos extras
A contabilidade ajuda na redução de custos e despesas extras, controlando vendas e pagamentos e ajudando na precificação. Uma grande vantagem é que um contador enxerga para seu negócio o valor que precisa ser economizado e aplicado na realização de melhorias e investimentos.

O objetivo da contabilidade é informar as pessoas e as empresas sobre a sua situação financeira. Para concluir um objetivo tão nobre quanto esse, o contador — ou a equipe de contadores, no caso de uma grande empresa — assume diferentes estratégias e mapeamentos.

A Contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para no gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômico - financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões.

Através de seus relatórios e demonstrações, a contabilidade supre seus usuários de informações econômicas, financeiras e de produtividade para que estes possam avaliar a situação da empresa, e com isso acertar em suas decisões, assim como, obter um bom controle interno na empresa.

A seguir, confira algumas das principais:

  • Controle do fluxo de caixa.
  • Gestão de contas a pagar e a receber.
  • Folha de pagamento.
  • Relatórios e demonstrações financeiras.

No setor empresarial, o contador é o responsável pela saúde financeira e geralmente cabe a ele liberar os demonstrativos de resultados, faturamentos, balanço financeiro e até guia de pagamentos de colaboradores e funcionários e guias de impostos como ISS e ICMS.

Em resumo, a contabilidade pessoal é uma ferramenta que nos ajuda a entender e controlar nossas finanças pessoais. Ela nos fornece informações valiosas para tomada de decisões financeiras inteligentes e nos ajuda a alcançar nossos objetivos financeiros a longo prazo.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

São uma ciência social porque tratam de um patrimônio que envolve um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas. Por isso, a formação do aluno inclui base humanística, com disciplinas como Sociologia, Filosofia e Economia.

Como já mencionado, não há nenhuma lei que obrigue a abertura de CNPJ através de uma contabilidade. Porém, por ser um trâmite bastante burocrático, a ajuda profissional é altamente recomendada, pois, além de otimizar o processo, evita problemas futuros. Por esses motivos, é preciso de contador para abrir empresa.