Quem é considerado o pai da contabilidade?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Luca Bartolomeo de Pacioli

Luca Bartolomeo de Pacioli (Sansepolcro, 1445 — Sansepolcro, 19 de junho de 1517) foi um frade franciscano e célebre matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade moderna por conta de seu pioneirismo no método das partidas dobradas.

Pacioli

Pacioli foi a primeira pessoa a descrever contabilidade de dupla entrada, também conhecido como método Veneziano. Este novo sistema era o último grito que revolucionou a economia e o comércio. O “Summa” tornou Pacioli uma celebridade e assegurou-lhe um lugar na história como “o pai da contabilidade”.

FREI LUCA PACIOLLI

CRIADOR DA CONTABILIDADE: FREI LUCA PACIOLLI
Nossa história está revestida de fatos que demostram uma evolução muito lenta no tempo, prendendo-se em sua manifestações primeiras, exclusivamente, à própria história das Contas, ou seja, fazer daquilo que se tem ou daquilo que deverá ser entregue a terceiros.

Há historiadores que afirmam que a contabilidade surgiu há 2.000 anos a.C. Os primeiros exemplos de contabilização foram encontrados na Suméria e Babilônia, que hoje é nomeado Iraque, também no Egito e China.

Luca foi o difusor da Teoria Contábil do Débito e do Crédito, que corresponde à teoria dos números positivos e negativos. A teoria destacava, inicialmente, os requisitos necessários ao bom comerciante, conceituando as teorias para a realização de inventário e como fazê-lo.

Para o FASB, os acionistas, outros investidores e os credores são os principais usuários da contabilidade, prevalecendo que a divulgação financeira deve ser útil para a tomada de decisões de investimento, concessão de crédito e outras decisões semelhantes.

Na Idade Média, a contabilidade começou a ser utilizada por comerciantes italianos para controlar suas atividades financeiras. Foi nessa época que surgiu o livro Razão, que permitia o registro de todas as operações comerciais em uma única conta.

Assim, em 1549, criou os armazéns alfandegários, que ficaram sob a responsabilida- de de Gaspar Lamego, nome- ado primeiro Contador-Geral das Terras do Brasil. Os armazéns alfandegários foram cria- dos em 1549 e ficaram sob a respon- sabilidade de Gaspar Lamego, primeiro Contador-Geral do Brasil.

Francisco D 'Áuria foi o precursor do estudo científico no Brasil, em 1948 lançou a obra “Primeiros Princípios de Contabilidade Pura”, introduzindo o patrimonialismo na Contabilidade Pública Brasileira. Segundo, Vicenzo Masi (1958, p.

Dos autores Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz, o livro é especialmente indicado para quem está começando na área.

Contabilidade fiscal
A contabilidade fiscal é relevante para reduzir custos com tributos que podem ser evitados e para manter a coleta de tributos conforme determinam as leis pertinentes. Qualquer falha na contabilidade tributária pode gerar graves prejuízos ao negócio.